Iris e Vandelan aparecem empatados no segundo turno em nova pesquisa Serpes/O Popular

Na pesquisa divulgada neste domingo (9/10), ex-prefeito teria 51,6% contra 48,4% do candidato do PSB




A primeira rodada da pesquisa eleitoral Serpes, publicada pelo jornal O Popular neste domingo (9), para o segundo turno da eleição para prefeito de Goiânia revela disputa acirrada entre os candidatos Iris Rezende (PMDB) E Vanderlan Cardoso (PSB). Em votos válidos a diferença é de apenas 3,2 pontos percentuais para o peemedebista para margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

O levantamento aponta, em votos válidos,  que o candidato Iris Rezende (PMDB) tem 51,6% dos votos e Vanderlan Cardoso tem 48,4%, um diferença de apenas 3,4% para o candidato.

A pesquisa Serpes indica um cenário semelhante ao que divulgado pela pesquisa Veritá, no dia 6 passado. Ela apontava uma diferença 0,6 pontos maior (3,8 pontos percentuais, em votos válidos).

Estimulada

No levantamento estimulado, quando o entrevistado mostra os nomes dos candidatos a prefeito de Goiânia, o candidato Iris Rezende tem 41,9%, e Vanderlan Cardoso tem 39,3%, os eleitores que declararam votar nulo ou anular o voto somaram 10,6%. A diferença (2,6 pontos percentuais) é ainda menor do que em votos válidos e indica a mais acirramento na disputa entre Iris e Vanderlan.

O Serpes também aponta que 8,2% do eleitorados goianiense ainda não decidiu o voto.

Espontânea tem diferença menor entre Iris e Vanderlan

No levantamento espontâneo, aquele que não é apresentado cartela com o nome dos candidatos e o eleitor responde ao nome do candidato, a situação é a mais disputada, ainda, entre os dois candidatos do segundo turno, em Goiânia. Iris Rezende lidera com 39,6% , seguido por Vanderlan com 37,6%, o percentual de quem votaria branco ou nulo é de 10,8% e os candidatos indecisos somam 12%. Apenas 2 pontos percentuais separam os candidatos e isso, na margem de erro de 4 pontos percentuais, aponta para empate técnico.

Metodologia

A pesquisa Serpes/O Popular ouviu 601 eleitores enrte os dias 5 e 7 de outubro, tem margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. O indice de confiança da pesquisa é de 95%.

A pesquisa foi regristrada o TSE com o numero GO-06833/2016. A empresa serpes foi contratada pela Jaime Camara e Irmãos associados para realizar o levantamento.