Impostos

IPVA 2017 seguirá o mesmo modelo deste ano

O cronograma prevê início dos pagamentos das parcelas em janeiro, nos casos de veículos com placas de final 1, e o término em julho, para os veículos com placa de final 0




O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2017 seguirá em 2017 o mesmo modelo realizado neste ano. O cronograma estabelece o início dos pagamentos das parcelas em janeiro, nos casos de veículos com placas de final 1, e o término em julho, para os veículos com placa de final 0.

O calendário prevê os pagamentos em três parcelas ou em parcela única. Nesse último caso, a quitação do débito deverá ser efetuada até a data que corresponde ao pagamento da última parcela daqueles que preferiram dividir em três vezes.

Motoristas de veículos populares, como carros mil e motocicletas 125 cc, têm descontos de 50%, mas somente caso não tenham cometido infrações de trânsito em 2016. Motoristas inscritos no programa Nota Fiscal Goiana também terão desconto, no valor de 5%.

ipva
Sem alterações

Em outubro, o governador Marconi Perillo havia anunciado que o IPVA 2017 poderia sofrer alterações em relação ao executado neste ano. Em entrevista, o chefe do Executivo confirmou que estava levando em consideração as reclamações recebidas pela mudança em relação a 2015. “Essa foi uma decisão técnica e nós estamos avaliando exatamente por conta dessas reclamações e também fazendo uma análise financeira dos resultados dessa mudança no calendário”, afirmou.

No ano passado o governo reduziu o prazo de pagamento do IPVA deste ano para que todos os proprietários pagassem suas taxas até o mês de julho, em até três parcelas. Anteriormente, o prazo de pagamento ia de janeiro até outubro, conforme os números finais das placas dos veículos.

Mesmo com a declaração, o governador já tinha publicado, no dia 30 de setembro, Instrução Normativa no Diário Oficial do Estado mantendo o sistema de cobranças para 2017.

Tópicos