Dia C

Instituições se unem para sensibilizar a sociedade sobre a importância da pesquisa e da inovação

Mobilização nacional pretende sensibilizar a sociedade sobre a importância das pesquisas desenvolvidas pelas instituições participantes


Thiago Burigato
Do Mais Goiás | Em: 25/10/2017 às 11:36:04

(Foto: Arquivo/ Sumaia Villela/Agência Brasil)
(Foto: Arquivo/ Sumaia Villela/Agência Brasil)

Universidades, centros e institutos de ensino, ciência e tecnologia de todo o país preparam uma intensa programação para o Dia C da Ciência – uma mobilização nacional para sensibilizar a sociedade sobre a importância das pesquisas desenvolvidas por essas instituições e mostrar como elas estão modificando para melhor o cotidiano das pessoas e do país. O dia 25 de outubro será marcado por atividades em escolas, museus, espaços públicos e ambientes institucionais, desenvolvidas por pesquisadores e estudantes de pós-graduação.

A ideia de mobilização foi apresentada pelo Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Copropi). A iniciativa foi imediatamente incorporada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e pelo Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop). A ideia é que o Dia C da Ciência passe a ser realizado todos os anos. O movimento já possui mais de 60 universidades participantes.

Em Goiás, participam da iniciativa a Universidade Federal de Goiás, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Centro Universitário de Anápolis (UniEvangélica), Universidade de Rio Verde (Unirv), Instituto Federal de Goiás (IFG) e o Instituto Federal Goiano (IF Goiano). A pró-reitora de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Goiás (UFG), Maria Clorinda Soares Fioravanti, explica que a iniciativa é essencial para mostrar à sociedade o que tem sido produzido dentro das instituições de ensino, ciência e tecnologia,tornando a população uma aliada na luta por mais investimentos em pesquisa.

Atividades em Goiânia

Em Goiânia, a abertura do evento será realizada às 8h, no Instituto de Educação de Goiás (IEG), com o apoio das Secretarias Estadual e Municipal de Educação. Além disso, mais de 60 pôsteres com trabalhos relativos à pesquisa científica, tecnológica e de inovação serão expostos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) no saguão da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Simultaneamente, às 10h30, no Auditório Solon Amaral da Assembleia, será realizada uma audiência pública para tratar sobre o tema.

O Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás (UFG) preparou uma série de palestras em colégios estaduais para mostrar o impacto na sociedade da física computacional, da física de partículas e da física aplicada à medicina. Atividades interativas sobre saúde bucal e câncer de boca serão realizadas pela Faculdade de Odontologia da UFG em uma escola municipal de Goiânia. Os Laboratórios de Mutagênese, de Herpetologia e Comportamento Animal estarão no zoológico, com serviços à população e divulgação de estudos e pesquisas. Já a Faculdade de Enfermagem da UFG estará no Shopping Passeio das Águas realizando:

– Vacinação contra hepatite B, febre amarela, difteria, tétano, caxumba, sarampo, rubéola e HPV (importante: levar o cartão de vacinação);

– Avaliação de índice de massa corporal (IMC);

– Exame físico de doenças do coração e orientações sobre saúde (inclusive, todos os pacientes identificados com alterações serão
automaticamente encaminhados para assistência especializada via SUS);

– Exames de HIV, hepatite B e C e também sífilis.