Artur Dias
Do Mais Goiás

Instabilidade no sistema impede atualização de dados sobre Covid-19 em Goiás

De acordo com a SES, problemas foram relatados por municípios e que aconteceram no momento do preenchimento das fichas de notificação

Instabilidade no sistema impede atualização de dados sobre Covid-19 em Goiás
Instabilidade no sistema impede atualização de dados sobre Covid-19 em Goiás

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) publicou nota na tarde desta sexta-feira (27) não recebe novos dados sobre casos ou óbitos por Covid-19 desde quinta (26). De acordo com a pasta, o motivo é a instabilidade no sistema de notificações do Ministério da Saúde (MS). Por esse motivo, não houve publicação do boletim diário da doença no estado na sexta-feira.

Na nota, a pasta ressalta que a instabilidade foi relatada por municípios e que ela acontece no momento do preenchimento das fichas de notificação. A SES pontuou também que está apurando os motivos dessa situação junto ao Ministério.

Na última quinta, o estado de registrou 1.033 casos de coronavírus, chegando a 276.943 confirmações. Foram registrados também 17 óbitos em 24 horas e o montante chegou a 6.305.

Instabilidades recorrentes

Essa não é a primeira vez que são relatadas problemas no sistema nacional de notificação do MS. Entre os dias 8 e 10 de novembro, não houve nenhum registro de óbitos no estado. Na época, a SES informou que a falta de registros nos óbitos aconteceu por causa de uma instabilidade no sistema oficial de notificação, o Sivep Gripe.

Ainda de acordo com a pasta, a situação também aconteceu em outras pastas e foi acompanhada pelo governo federal. Entretanto, as causas da instabilidades não foram divulgadas pelo MS.