Goiás Agora

Inscrições para Encceja vão até dia 27

O Encceja é direcionado a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada para cada nível de ensino

Estão abertas até a próxima sexta-feira (27), as inscrições para os interessados em obter a Certificação do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Para participar, o interessado deve se inscrever no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Encceja é direcionado a jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. A participação é voluntária e gratuita, mas existe uma idade mínima exigida. Para certificação de conclusão do Ensino Fundamental, precisa ter 15 anos completos na data de realização do exame. Já para certificação de conclusão do Ensino Médio, precisa ter 18 anos completos.

Na inscrição o participante precisa ficar atento à seleção das áreas de conhecimento. Quem visa o certificado de conclusão dos Ensinos Fundamental ou Médio precisa ter proficiência nas quatro áreas do conhecimento e na redação. O participante que já tem alguma declaração parcial de proficiência, obtida em edições passadas do Enem (2009 a 2016), Exames Supletivos ou do próprio Encceja, pode fazer a prova da área na qual já tem proficiência comprovada.

Quem não tem uma declaração parcial de proficiência deve escolher fazer todas as provas do nível de ensino para o qual busca a certificação. O participante precisa escolher a instituição certificadora na qual pretende solicitar a certificação ou a declaração parcial de proficiência.

As provas serão aplicadas no dia 5 de agosto de 2018 (domingo), nos turnos matutino (9 às 13 horas) e vespertino/noturno (15h30 às 20h30).

Em Goiás, as provas serão realizadas nas seguintes cidades: Águas Lindas de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragarças, Bela Vista de Goiás, Caldas Novas, Catalão, Cidade Ocidental, Formosa, Goianésia, Goiânia, Goianira, Inhumas, Itumbiara, Jaraguá, Jataí, Luziânia, Mineiros, Morrinhos, Nerópolis, Novo Gama, Planaltina, Rio Verde, Santo Antônio do Descoberto, Senador Canedo, Trindade, Valparaíso de Goiás.

Será certificado apenas o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja e que atingir, adicionalmente, no caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física no Ensino Fundamental; e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias no Ensino Médio, proficiência de pelo menos cinco pontos na prova de redação.