Detran

Inscrições para CNH Social começam nesta quinta-feira (5)

Programa oferece Carteira Nacional de Habilitação nas modalidades Estudantil, Urbana e Rural.


Eduardo Pinheiro
Do Mais Goiás | Em: 05/12/2019 às 11:20:04

Inscrições da CNH Social estão abertas (Foto: Reprodução)
Inscrições da CNH Social estão abertas (Foto: Reprodução)

Estudantes, população de baixa renda das zonas urbanas e rural e pessoas com deficiência têm direito a 8.010 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs), por ano, por meio do Programa CNH Social. Na primeira etapa, iniciada nesta quinta-feira (5), serão 670 documentos destinados a cada modalidade, com 10% reservados para as pessoas com deficiência.  O período de inscrições vai até o dia 4 de janeiro.

Para fazer as inscrições, o interessado deve acessar o site do Detran e cumprir os requisitos. Se selecionado, o cidadão terá isenção de taxas do Detran, como a inclusão de Renach, Licença de Aprendizagem e agendamento de provas teóricas e prática. A isenção de taxas também vale para os exames médicos e psicológicos, curso técnico e prático e retestes, este último com limite de três.

Para pessoas com deficiência a consulta na Junta Médica também será gratuita. A CNH Social foi sancionada, pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), em meados de novembro, após tramitar na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.

Quem pode se inscrever

Poderão se inscrever, jovens entre 18 e 25 anos, inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), que tenham cursado e concluído os três anos do Ensino Médio na rede pública e morem no Estado de Goiás. É necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano anterior ao da inscrição no programa e apresentar o documento comprobatório da nota obtida. Não ter sofrido, nos últimos 12 meses, penalidades decorrentes de infrações de trânsito grave, gravíssima ou não ser recorrente em infração média. A renda familiar mensal deve ser de até dois salários mínimos.

Também estão inclusos, moradores da área urbana e rural de qualquer município goiano, maiores de 21 anos, inscritos no CadÚnico, com Ensino Fundamental concluído e que também não tenham sofrido penalidade no trânsito. É preciso ter renda de até dois salários mínimos.

Como se inscrever

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet. No site do Detran, basta clicar na aba CNH Social, avançar, escolher a categoria que pretende concorrer e prosseguir, informando os dados.

Confira as datas

5/12/19 a 4/01/2020 – Período de inscrições.
5/01/20 a 4/02/2010 – Período de análise dos cadastros.
5/02/2020 – Divulgação da lista dos contemplados.

Após a publicação do resultado, o candidato terá 15 dias para fazer a matrícula online e procurar Centro de Formação de Condutores presencialmente para concluir a abertura do Renach, ocasião em que deve apresentar a documentação comprobatória.