Do Mais Goiás

Inscrições ao auxílio da Lei Aldir Blanc são reabertas em Goiás

Reabertura se dá por haver ainda recursos a pagar e pela grande procura dos artistas após o encerramento do primeiro lote de inscritos

Foram reabertas as inscrições para o auxílio emergencial da Lei Aldir Blanc, benefício que destina renda emergencial mensal de R$ 600 a trabalhadores da cultura em Goiás. A reabertura, realizada por meio da Secretaria de Cultura (Secult Goiás), se dá por haver ainda recursos a pagar e, também, pela grande procura dos artistas após o encerramento do primeiro lote de inscritos.

Com isso, os interessados poderão se inscrever até às 23h59 do dia 16/12 pela plataforma Mapa Goiano. Todas as informações e o material referente a lei estão disponíveis neste link.

Para facilitar para o cadastro de pessoas que não têm acesso a internet, gestores da Secult estarão atendendo e auxiliando com ponto fixo na sede da Secult Goiás, no Centro Cultural Marietta Telles, na Praça Cívica.

Nesta etapa do Inciso I, podem pleitear o benefício os trabalhadores com atividades suspensas por conta da pandemia, que comprovem: atuação social e profissional nas áreas artística e cultural nos últimos dois anos; não terem emprego formal ativo; que não sejam titulares de benefício previdenciário ou assistencial ou beneficiário do seguro-desemprego ou de programa de transferência de renda federal, ressalvado o Bolsa Família; que a renda familiar mensal per capita seja de até 1/2 (meio) salário-mínimo ou a renda familiar mensal total seja de até 3 (três) salários mínimos, o que for maior, e não serem beneficiários do auxílio emergencial previsto pela Lei nº 13.982, de 2 de abril de 2020.

Morre o compositor Aldir Blanc, aos 73 anos