Do Mais Goiás

Inhumas esgota doses contra Covid após ampliar vacinação para pessoas com 40 anos

A vacinação de pessoas a partir de 40 anos foi iniciada após a baixa adesão registrada para pessoas com mais de 57 anos

Fila para vacinação em Aparecida (Foto: Reprodução / Tv Anhanguera)

Após ampliação da vacinação para pessoas a partir de 40 anos, na terça-feira (8), a procura aumentou substancialmente e as doses contra a Covid-19 acabaram em Inhumas. Moradores da cidade formaram filas enormes para tentar se imunizar.  Segundo levantamento da Prefeitura, 3.506 pessoas da nova faixa etária contemplada receberam a dose contra coronavírus. O município aguarda o envio do vacina da Pfizer para continuar a imunização.

A vacinação de pessoas a partir de 40 anos foi iniciada após baixa adesão registrada para o grupo com mais de 57 anos e sem comorbidades. Como o movimento estava baixo, a Prefeitura decidiu diminuir a idade para 55 anos e depois para 50, na terça-feira (8). Já no fim do dia, a faixa etária foi reduzida para 40 anos.

Depois da ampliação, os moradores foram em peso aos postos de vacinação destinados apenas para pedestres no Ginásio Firmo Luiz, na Avenida Wilson Quirino de Andrade, e em drive-thru, localizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Setor Jardim Suíço. Filas enormes foram registradas na cidade e os imunizantes esgotaram. 

Ainda segundo o levantamento da Vigilância Epidemiológica e Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, a procura foi essencialmente de pessoas do público geral para a faixa etária liberada. Restaram apenas os 30% reservados para o grupo das comorbidades estabelecido pelo Plano Nacional de Imunização (PNI).

A Prefeitura ainda não sabe a quantidade a ser enviada a Inhumas das 79 mil doses da vacina da Pfizer que chegaram a Goiás na última terça.