Desastre ambiental

Incêndios consomem 26 hectares da Serra das Areias no final de semana, em Aparecida de Goiânia

Ocorrências foram registrados na sexta e no sábado. Vários outros focos foram atendidos pelos bombeiros em Goiânia

Cidades

Da Redação
Do Mais Goiás | Em: 21/07/2019 às 15:43:31

(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Dois incêndios de grandes proporções consumiram 26 hectares do Parque da Serra das Areias, em Aparecida de Goiânia. Os dois focos integram uma onda de ocorrências na região metropolitana da capital neste fim de semana, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

Um dos incêndios atingiu o parque na sexta-feira (19). Ele consumiu cerca de 25 hectares. O outro aconteceu no sábado (20), próximo a uma área residencial. Os dois incêndios somados destruíram uma área equivalente a 26 campos de futebol.

A Serra das Areias é a principal Área de Proteção Ambiental (APA) da região metropolitana da capital. As nascentes da região são responsáveis por cerca de 15% do abastecimento de água de Aparecida de Goiânia. A extensão total da reserva é de 2.890 hectares.

Problema que se alastra

As chamas que atingiram a Serra das Areias não foram as únicas registradas no final de semana. Além das duas ocorrências, foram registrados focos de incêndio No Bairro Goiá II, Residencial Brisas do Cerrado, Setor Santo Hilário e nas margens da BR 153, todos em Goiânia.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 2369 incêndios florestais foram registrados de janeiro a junho de 2019 no estado. Mais da metade deles aconteceram apenas no mês de junho, época em que o clima fica mais seco na região.

Com informações de G1.