Cerrado em chamas

Incêndio atinge Parque Estadual Serra Dourada, na cidade de Goiás

O Corpo de Bombeiros trabalha desde o início do dia para conter as chamas


Bárbara Zaiden
Do Mais Goiás | Em: 11/09/2019 às 15:22:16


Na manhã desta quarta-feira (11) um incêndio atingiu o Parque Estadual Serra Dourada, na cidade de Goiás. O Corpo de Bombeiros trabalha desde o início do dia para conter as chamas. O local é difícil acesso para os militares.

Segundo a corporação, o incêndio acontece em um espaço que fica entre as cidades de Goiás, Mossâmedes e Buriti Alegre. Além dos profissionais, são utilizados drones, abafadores e bombas crostais na ação.

Dados do Corpo de Bombeiros apontam que mais de 6 mil incêndios já acometeram o território goiano desde o início de 2019. O número já supera os cerca de 5 mil focos registrados ao longo de todo o ano de 2018.

Na última terça-feira (10) Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de mata ciliar da nascente do Córrego Pipoca, zona rural dos municípios de Morrinhos e Piracanjuba.  Nesse mês de setembro também foram atingidos o Parque das Emas, em Mineiros e Hidrolândia e o Parque dos Pirineus, em Pirenópolis.

Nessa época do ano os incêndios florestais são muito comuns devido ao tempo seco. Por esse motivo, os bombeiros recomendam que em terrenos particulares sejam criados aceiros de 1,5 metro nos terrenos para evitar que as chamas se espalhem.

Outra recomendação é evitar jogar lixo nas rodovias. Muitos materiais podem dar início a focos de incêndios, como bitucas de cigarro e garrafas de vidro. Os bombeiros alertam ainda que fazer a limpeza de terrenos com fogo, além de crime ambiental, podem espalhar as chamas.