Do Mais Goiás

IFG abre 730 vagas para cursos técnicos e de graduação em Goiás

Seleções ocorrerão em três modalidades distintas, por meio do site da instituição até o mês de julho

O Instituto Federal de Goiás (IFG) abriu 730 vagas para diferentes cursos técnicos e de graduação no estado. (Foto: divulgação/IFG)
O Instituto Federal de Goiás (IFG) abriu 730 vagas para diferentes cursos técnicos e de graduação no estado. (Foto: divulgação/IFG)

O Instituto Federal de Goiás (IFG) abriu 730 vagas para diferentes cursos técnicos e de graduação no estado. As seleções ocorrem em três modalidades e são destinadas a alunos que cursam o Ensino Médio e para aqueles que já concluíram a mencionada etapa de ensino. Os interessados podem se inscrever no processo seletivo pela internet até o dia 11 de julho.

Do total de vagas, 418 são para cursos de graduação nos câmpus de Goiânia, Goiânia Oeste, Formosa, Itumbiara, Luziânia e Uruaçu. As vagas oferecidas são para os cursos de licenciatura em Ciências Sociais, Física, História, Letras-Português, Matemática, Música, Pedagogia, Química e bacharel em Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica.

Os candidatos devem utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para disputar as vagas. Os interessados têm até o dia 11 de julho para se inscrever no site do Centro de Seleção do IFG (Acesse aqui). Além do requerimento de inscrição, é preciso preencher o questionário socioeconômico. Pelo edital, o CPF, necessariamente, precisa ser do próprio candidato.

O processo seletivo conta com reserva de vagas (cotas étnico-raciais e socioeconômicas) e o candidato deve informar, no ato da inscrição, a forma como irá concorrer. A divulgação do resultado preliminar e do boletim está prevista para o dia 9 de agosto. A data de início das aulas será divulgada posteriormente.

Cursos técnicos

Além do processo seletivo para a graduação, o IFG também realiza a seleção de alunos que já concluíram o Ensino Médio para vagas em cursos técnicos. São 120 vagas, sendo 60 em Goiânia, 30 em Jataí e 30 em Itumbiara. Os cursos ofertados são: técnico em Agrimensura e técnico em Eletrotécnica.

Para se inscrever, o candidato deve preencher o requerimento e o questionário socioeconômico, ambos disponíveis na página de inscrição (confira aqui). O candidato também deve optar por participar do processo seletivo pelo Sistema Universal ou pela Reserva de Vagas (Lei 12.711/2012). O Instituto reserva 50% das vagas para estudantes oriundos de escola pública. Também são contemplados estudantes que se autodeclaram pretos, pardos e indígenas e pessoas portadoras de deficiência.

Não haverá provas. A seleção será feita por sorteio realizado no dia 28 de julho, às 16h pelo canal do Youtube da instituição.

EJA

Outro processo seletivo do IFG contempla jovens e adultos com mais de 18 anos que não tenham feito o ensino médio e que, além de desejarem fazê-lo, queiram também ter uma formação técnica.

Neste processo, são ofertadas 192 vagas em seis cursos nos câmpus Águas Lindas, Aparecida de Goiânia, Goiânia, Jataí, Senador Canedo e Uruaçu da Instituição. As inscrições e os cursos são gratuitos. As vagas são para: técnico em enfermagem, técnico em alimentos, técnico em cozinha, técnico em secretariado, técnico em refrigeração e climatização e técnico em comércio.

As inscrições devem ser realizadas na página do Estude no IFG (seleções em andamento → EJA). O sorteio será feito no dia 28 de julho, às 15h e 17h, no canal oficial da instituição no Youtube.