Do Mais Goiás

IFG abre 1,9 mil vagas para cursos técnicos gratuitos em Goiás

São 1,3 mil vagas só para alunos que ainda cursam o ensino médio. Veja aqui como se inscrever

Em Goiás, IFG abre 1,9 mil vagas para cursos técnicos gratuitos - inscrições

O Instituto Federal de Goiás (IFG) está com 1.997 inscrições abertas para a seleção de candidatos aos cursos técnicos integrados ao ensino médio (1.343 vagas), cursos técnicos subsequentes ao ensino médio (143) e para os cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) no estado (501).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até dia 31 de janeiro de 2021. Os interessados devem acessar o Portal do IFG e, em seguida, a página eletrônica do Centro de Seleção, onde encontrará as informações sobre “Técnico Integrado”, dentro de Seleções em andamento.

Pode se inscrever quem tiver o certificado de conclusão, para ser apresentado na matrícula. No ato da inscrição, o candidato deverá escolher se vai concorrer às vagas pelo sistema universal ou por meio da reserva de vagas (cotas). O instituto disse que destina 50% das suas vagas para o sistema universal e 50% para as cotas.

(Clique aqui para acessar o quadro de vagas)

Sorteio

A grande novidade desta seleção é que não haverá provas; as vagas serão definidas por meio de sorteio. Todos os candidatos inscritos, cuja inscrição for deferida, estarão habilitados a participar do sorteio. Somente para o curso técnico em Instrumento Musical, ofertado no Câmpus Goiânia, haverá teste de aptidão musical.

O sorteio das vagas será realizado eletronicamente, nos dias 11 e 12 de março, e será transmitido ao vivo pelo canal do IFG no YouTube. Quem quiser, poderá acompanhar ao vivo a transmissão, mas o vídeo ficará disponível no mesmo canal. O resultado da seleção será divulgado em 17 de março.

(Clique aqui para fazer sua inscrição)

EJA

Para fazer as inscrições, que pode ser realizada até 31 de janeiro, os interessados precisam acessar a página eletrônica do Centro de Seleção, clicar no botão EJA – Educação de Jovens e Adultos, dentro de Seleções em andamento. Nesse espaço, há um link para a Seleção EJA 2021/1. Ali, os candidatos encontram o edital do processo seletivo e o link de inscrição da seleção, além de outros documentos relacionados ao processo seletivo. Podem participar candidatos com 18 anos ou mais, que possuem certificado de conclusão do ensino fundamental.

Nesta seleção, que será totalmente digital, são ofertadas 501 vagas distribuídas em 15 cursos. Ao todo, participam da seleção 12 câmpus do IFG. Todas as etapas da seleção serão feitas eletronicamente: inscrições, postagem de documentações para participação na seleção, sorteio eletrônico de vagas e matrículas. Todos os cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade EJA são ministrados no período noturno, para facilitar o acesso a quem trabalha.

(Clique aqui para acessar o quadro de vagas)

Para quem terminou o Ensino Médio

O instituto informou ainda que está inscrições abertas para cursos técnicos subsequentes ao ensino médio em dois de seus câmpus: Goiânia e Jataí. Esta seleção é uma oportunidade para quem já concluiu o ensino médio e quer fazer complementação dos seus estudos com um curso profissionalizante.

Os cursos técnicos ofertados que fazem parte deste processo seletivo são: técnico em Agrimensura, em Eletrotécnica, em Mecânica e em Mineração. As inscrições devem ser feitas pela internet e podem ser realizadas até o dia 31 de janeiro.

Neste processo seletivo, foram disponibilizadas 153 vagas: 123 para o campus Goiânia; e 30 para o campus Jataí.  Esses cursos têm duração de 2 anos e são ofertados no período noturno. Uma novidade desta seleção é que não haverá provas: os candidatos serão selecionados por sorteio.

(Clique aqui para acessar o quadro de vagas)

*Com informações do Instituto Federal de Goiás (IFG)

*Laylla Alves é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira