Do Mais Goiás

Ian Holm, ator de ‘Senhor dos Anéis’, morre aos 88 anos

A causa da morte de Ian Holm foi por complicações do Mal de Parkinson. Ator também atuou em "Alien" e "O Dia Depois de Amanhã"

Ian Holm, ator de 'Senhor dos Anéis', morre aos 88 anos
A causa da morte de Ian Holm foi por complicações do Mal de Parkinson. Ator também atuou em "Alien" e "O Dia Depois de Amanhã"

Na manhã desta sexta-feira (19), Ian Holm morreu aos 88 anos, em Londres. A notícia foi confirmada pelo agente do ator ao jornal The Guardian. Ian Holm atuou em diversos filmes, como “Senhor dos Anéis”, “Alien: O Oitavo Passageiro” e “Carruagens de Fogo”.

“Ele morreu pacificamente no hospital, com seus familiares e seu cuidador. Charmoso, gentil e extremamente talentoso, sentiremos muito a sua falta”, informou o agente. A causa da morte foi por complicações do Mal de Parkinson.

Segundo a publicação do The Guardian, a mulher de Ian Holm, Sophie de Stempel, registrou os últimos dias de vida do ator em fotos publicadas nas redes sociais.

 

Ver essa foto no Instagram

 

10 days ago

Uma publicação compartilhada por Sophie de Stempel (@sophiedestempel) em

Carreira

Ian Holm atuou em mais de 100 projetos, incluindo teatro, filmes e trabalhos para TV. Em 1981, venceu o Bafta e foi indicado ao Oscar pelo trabalho no longa “Carruagens de Fogo”. O ator também ganhou um Tony, o maior prêmio do teatro norte-americano, em 1967, pelo papel na peça “The Homecoming”.

No clássico “Alien: O Oitavo Passageiro” (1979), Ian Holm interpretou Ash, chefe de ciência da nave Nostromo, personagem que é revelado como um androide.

Seu trabalho mais reconhecido foi como Bilbo Baggins, tio de Frodo na saga “O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel”. No começo do mês, quando o elenco dos filmes se reuniu em uma live, Ian Holm demonstrou tristeza em não poder participar da reunião virtual.

“Lamento não poder encontrar vocês, sinto falta de todos e espero que essa aventura leve vocês a muitos lugares. Estou trancado em minha casa”, escreveu Ian.

O ator também trabalhou em “Brazil: O Filme”, “Ratatouille”, “O Quinto Elemento” e “O Dia Depois de Amanhã”. O último trabalho de Holm no cinema foi em “O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos”.

Ator de ‘O senhor dos anéis’, Bruce Allpress morre aos 89 anos

*Com informações do G1