Da Redação
Do Mais Goiás

Hugol necessita de doadores de todos tipos de sangue

Devido ao alto número de acidentes que aconteceram neste início de ano, há grande demanda por doadores

O Banco de Sangue do Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) iniciou uma campanha para pedir doações de todos os tipos sanguíneos para o hospital. Devido ao alto número de acidentes que aconteceram neste início de ano, há grande demanda por doadores.

A instituição recebe diariamente pacientes que sofrem acidentes graves. Além disso, também estão internadas no hospital pessoas com doenças que exigem reposição sanguínea. Por isso, o banco mantém sempre um bom estoque de bolsas para assistência segura dos pacientes.

De julho de 2015 a dezembro de 2019, o hospital realizou mais de 10 milhões de procedimentos, dentre eles 46.531 transfusões e somente 40.838 coletas de sangue. A Unidade de Coleta e Transfusão do Hugol tem capacidade para atender a 100 doadores por dia. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 07h às 18h30. Aos sábados das 07h às 12h, exceto aos feriados.

Para doar é preciso estar saudável, ter peso acima de 50kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional, ter entre 16 e 69 anos. Antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis e, se tiver acima de 60 anos, já ser um doador frequente. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para doar.

 

*Com informações do Hugol