Saúde

Hugol lança campanha de doação de sangue para os feriados prolongados

A Unidade de Coleta e Transfusão funcionará neste sábado (15) normalmente


Karla Araujo
Do Mais Goiás | Em: 12/04/2017 às 14:14:01

Desde a inauguração em julho de 2015, a unidade do Hugol já recebeu 12.364 doações de sangue (Foto: Divulgação)
Desde a inauguração em julho de 2015, a unidade do Hugol já recebeu 12.364 doações de sangue (Foto: Divulgação)

“Agora que vai ter um tempinho, que tal doar sangue?!”. Devido aos próximos três feriados prolongados, Sexta-feira da Paixão, Tiradentes e Dia do Trabalho, o Banco de Sangue do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira – HUGOL lançou uma campanha que convida a população a doar sangue aos sábados desses finais de semana, pois a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) funcionará nesses dias normalmente, 15, 22 e 29 de abril, das 07h às 12h. Somente nos dias específicos dos feriados que a unidade não realizará coletas.

De acordo com o hematologista e supervisor da UCT, Dr. Adriano Arantes, a ideia é fortalecer a captação de doadores nesses feriados prolongados, visto que o atendimento na unidade de saúde também aumenta durante esses períodos, principalmente os casos de acidentes de trânsito, violência e outros traumas.

“A Organização Mundial da Saúde (OMS) apresenta que apenas 1,8% da população doam sangue no Brasil, quando o percentual mínimo deveria ser de 3%. Essa realidade pode ser modificada através da participação ativa da população em campanhas de doação de sangue, do incentivo e da oferta de informações corretas, o que pode ser feito desde o início da adolescência, criando o hábito da doação na população”, completa o médico.

A Unidade de Coleta e Transfusão do HUGOL recebeu, desde a sua inauguração em julho de 2015 até março de 2017, 12.346 doações de sangue, um número significativo para uma unidade de coleta tão recente, mas que precisa ser ampliado para garantir que, em possíveis contingências, seja possível atender a todas as necessidades transfusionais dos pacientes admitidos. A unidade realizou 18.243 transfusões, com uma média de 869 transfusões/mês.