Saúde

Hugo é destaque nacional em reportagens sobre doação de órgãos

Famílias que aceitaram doar os órgãos de um parente aumentaram 58%.





//

Na última quinta-feira (24/09), a homenagem realizada pelo Hospital de Urgência de Goiânia (Hugo) às famílias de doadores de órgãos foi destaque em reportagem do Jornal Hoje, da Rede Globo. Os parentes dos doadores receberam rosas e uma carta de agradecimento.

De acordo com números da Central de Transplantes de Goiás, instalada no Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), no ano de 2014 foram realizados cerca de 945 transplantes no Estado. Esse número ainda não é suficiente para suprir toda a demanda. Atualmente, mais de mil pessoas esperam por um ou mais órgãos.

De janeiro a agosto deste ano, foram realizadas 852 doações de córneas, 402 de rins, uma de coração e oito de pâncreas e rins em Goiás. As 1.263 cirurgias nesse período superaram as 1.237 em 2014, resultado que é comemorado pelo gerente da Central de Transplantes, Luciano Leão. “No ano passado, pouco mais de 10% das famílias aceitavam as doações. Hoje, esse quantitativo dobrou”, justifica.

Segundo a reportagem, o Brasil teve o melhor 1º semestre da história em número de doadores. No período em 2014, foram realizados 1.289 transplantes. E, em 2015, o número chegou a 1.338 transplantes.