Do Mais Goiás

Huapa promove dia especial na luta contra Aids

A unidade pretende conscientizar os participantes sobre o HIV/Aids e a importância da prevenção contra a doença.


//

Para lembrar o Dia Internacional de Luta contra a Aids, comemorado no dia 1º de dezembro, o Huapa (Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia) promove nessa segunda-feira, das 13 às 17 horas, uma programação especial para pacientes, acompanhantes e visitantes. Com testes rápidos, serão distribuídos preservativos e material educativo. A unidade pretende conscientizar os participantes sobre o HIV/Aids e a importância da prevenção contra a doença.

A ação é organizada pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, Laboratório, Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), Psicologia e Serviço Social do Huapa em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia e a Secretaria de Estado da Saúde.

Para a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, Dayse Carvalho, a preocupação em oferecer o teste rápido que detecta o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) é um meio de contribuir para as pessoas viverem com mais qualidade, além de apresentar o tratamento gratuito ao paciente, um direito garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Em casos positivos, vamos organizar toda a documentação e encaminhar o paciente ao Centro de Aconselhamento e Testagem (CTA) de Aparecida de Goiânia, onde ele será orientado para dar início ao tratamento”, explica.