Estado regular

Hospital Materno Infantil realiza mais um parto de gêmeas siamesas, em Goiânia

As duas meninas nasceram com 33 semanas de gestação e estão unidas pelo abdômen, compartilhando apenas o fígado. Juntas, elas pesam 3,885 quilos




O Hospital Materno Infantil (HMI), em Goiânia, realizou mais um parto de gêmeos siameses na tarde desta quarta-feira (5). As duas meninas nasceram com 33 semanas de gestação e estão unidas pelo abdômen, compartilhando apenas o fígado. Juntas, elas pesam 3,885 quilos.

Após o nascimento, as bebês foram encaminhadas à Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin). O hospital informa que o estado de saúde das gêmeas é regular: uma respira com o auxílio de oxigênio inalatório, enquanto a outra respira normalmente.

A mãe, Nayara Soares dos Santos, de 19 anos, natural de Campos Belos, Goiás, encontra-se internada na enfermaria da Clínica de Ginecologia do HMI. O estado de saúde dela é bom.

Ainda não há previsão de altas para a mãe ou para os bebês.

Último caso

O último caso de gêmeos siameses atendido no HMI foi o das irmãs Débora Guedes Cordeiro Vieira e Ana Júlia Guedes Cordeiro Vieira. Elas passaram por cirurgia de separação no dia 13 de setembro, mas Ana Júlia não resistiu ao procedimento.

Débora, de cinco meses, se manteve em estado gravíssimo até o dia 21 de setembro, quando foi constatado melhora em seu quadro e ela passou a se alimentar. No entanto, o quadro da saúde da menina ainda é grave e ela precisa de doações de sangue.

As doações podem ser feitas na sede do Hemocentro, localizado na Avenida Anhanguera n° 5.195, Setor Campinas, entre 8h e 17h, em nome da paciente.