ESTUDO

Hospital das Clínicas seleciona voluntários com hipertensão para pesquisa nutricional

Para o estudo, serão selecionadas pessoas acima dos 21 anos, com pressão arterial e que não receberam orientação nutricional há pelo menos seis meses


Da Redação
Do Mais Goiás | Em: 13/11/2019 às 14:48:16

Para o estudo, serão selecionadas pessoas acima dos 21 anos, com pressão arterial e que não receberam orientação nutricional há pelo menos seis meses (Foto: Reprodução)
Para o estudo, serão selecionadas pessoas acima dos 21 anos, com pressão arterial e que não receberam orientação nutricional há pelo menos seis meses (Foto: Reprodução)

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC/UFG) seleciona voluntários diagnosticados com hipertensão para participar de uma pesquisa sobre nutrição. Podem participar pessoas com idades acima dos 21 anos, com pressão arterial igual ou maior a 140mmHg e que não receberam orientação nutricional há pelo menos seis meses.

A pesquisa pretende avaliar a efetividade de uma estratégia nutricional para controle da pressão em pacientes com hipertensão. Em Goiânia, o estudo vai acompanhar 56 pessoas, que receberão gratuitamente atendimento nutricional por um ano.

Os participantes serão divididos em dois grupos: intervenção e controle. O grupo controle receberá dieta prescrita conforme as orientações nutricionais recomendadas. O grupo intervenção terá aconselhamento nutricional baseado na alimentação saudável e em conceitos de terapia comportamental.

Durante o tempo da pesquisa, os pacientes realizarão três exames de sangue, receberão lanche e auxílio transporte, todos pagos pelo HC.

Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (62) 3269-8280 ou 99350-5803 (whatsapp) ou pelo e-mail [email protected] para agendar a primeira consulta e verificar se cumprem os requisitos da pesquisa.

Segunda pesquisa

Em outubro, o HC selecionou voluntários para outro estudo, voltado a pessoas que já tiveram infarto. O objetivo da pesquisa era avaliar o efeito da dieta com castanhas nos níveis de gorduras. Os dois projetos são parceria com o Hospital do Coração de São Paulo (HCor).