Do Mais Goiás

Homicídios caíram 30% em Aparecida em 2021, diz secretário de Segurança

Já para roubo a veículos, a queda registrada foi de 45% e roubo a residências tem registro de queda de 60%

Polícia Civil Mais de 80 pessoas foram presas por homicídio doloso em Goiás na última semana
(Foto: Jucimar de Sousa / Mais Goiás)

Aparecida de Goiânia registrou queda de pelo menos 30% nos registros de homicídios no primeiro trimestre de 2021. Embora sem números específicos sobre a quantidade de ocorrência deste tipo, o levantamento foi repassado pelo Secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, ao Mais Goiás.

O portal solicitou à Secretaria de Segurança Pública na semana passada os dados referentes a homicídios, latrocínios, roubo a residência e feminicídio referentes a janeiro a março de 2020 e 2021. No entanto, o secretário afirma que não repassa dados por municípios.

A queda do homicídio em Aparecida de Goiânia, segundo Rodney, é sequencial e, se somada a registrada em 2019, ultrapassa os 30%. No entanto, não apresentou os dados sobre a ocorrência

Já para roubo a veículos, a queda registrada foi de 45% no primeiro trimestre de 2021 em comparação com o mesmo período de 2020.

O roubo a residências tem registro de queda de 60% em  Aparecida, ainda segundo o secretário.

Dados

Rodney Miranda argumenta que não apresenta números específicos sobre municípios, pois pode estigmatizá-los. Os dados disponibilizados para consulta pela Secretaria de Segurança Pública englobam crimes violentos letais intencionais, crimes contra patrimônio, crimes tentados, violência contra a mulher e produtividade. No entanto, todos de forma geral, sem espeficar os municípios.

A pasta registrou entre janeiro e março, por exemplo, 323 homicídios; 7 latrocínios; 532 roubo a veículos; 278 roubos a residência.

Segundo os números do Atlas da Violência – Retrato dos Municípios Brasileiros 2019, Aparecida registrou 60,4 mortes para cada 100 mil habitantes, sendo assim a cidade da Região Metropolitana com maior registro de mortes violentas. Seguido de Trindade (57,7), Senador Canedo (48,4) e Goiânia (40,7).