Do Mais Goiás

Homem tem mão reimplantada após aprender a preservá-la em séries de TV

Caso aconteceu em Santa Catarina. Após uma briga, homem teve a mão decepada com facão e guardou o membro no gelo

reimplante decepada Homem tem mão reimplantada após aprender a preservá-la em séries de TV
(Foto: Divulgação/Hospital Santo Antônio)

No dia 16 de outubro um homem de 40 anos teve a mão esquerda decepada durante uma briga em Blumenau, Santa Catarina. A vítima pegou o membro do chão, guardou em uma sacola com gelo e, posteriormente, foi submetida ao procedimento de reimplante. Para a equipe médica, o catarinense disse sabia como deveria agir, assistindo séries de TV.

“Sempre gostei de séries médicas. Quando tudo aconteceu, não entrei em desespero. Literalmente posso dizer que eu salvei meu próprio membro para fazer o reimplante. Quando todos da minha família estavam desesperados, consegui ter discernimento para colocar em uma sacola e depois no gelo“, contou o paciente.

O Hospital Santo Antônio não divulgou o nome do homem. Segundo a unidade de saúde, foram duas horas entre a amputação e o procedimento cirúrgico. Durante a cirurgia, que durou cerca de seis horas, a equipe médica recuperou os ossos, duas artérias, cinco veias, 24 tendões e três nervos.

O hospital afirma que os cuidados tomados pelo paciente foram decisivos para o sucesso da cirurgia. A expectativa é de que o paciente recupere os movimentos da mão que foi decepada, dependendo da resposta do corpo ao reimplante.

Segundo o médico Filipe Pimont Berndt, especialista em cirurgias de mãos, o tempo entre a amputação e a cirurgia e a preservação do membro são fatores determinantes para um reimplante bem-sucedido.

“Pegue o membro amputado, enrole em um pano molhado com soro fisiológico e coloque dentro de um saco plástico. Coloque o saco em um recipiente de isopor ou caixa térmica com gelo. É importante não deixar o membro em contato direito com o gelo, pois isso pode ocasionar uma queimadura térmica“, esclarece Berndt.

Tentativa de homicídio

De acordo com a Polícia Civil (PC) o homem com a mão reimplantada sofreu uma tentativa de homicídio. O autor fugiu, mas se apresentou à PC três dias depois. Ambos residem no mesmo bairro.

A vítima e o suspeito teriam desavenças por causa de ciúmes envolvendo a esposa do autor do crime, explica a polícia. O suspeito contou em depoimento que não tinha a intenção de matar a vítima e responde o caso em liberdade.

Grey’s Anatomy terá episódios sobre coronavírus na nova temporada

*Com informações do UOL