Saúde

Homem com sintomas de coronavírus é atendido em Formosa

Paciente é um lutador, de 35 anos, que esteve na Croácia e fez uma conexão com um aeroporto da Alemanha


Da Redação
Do Mais Goiás | Em: 27/02/2020 às 17:02:50

(Foto: Leitor/Mais Goiás)
(Foto: Leitor/Mais Goiás)

Um homem de 35 anos foi atendido no Hospital Municipal de Formosa, nesta quinta-feira (27), com sintomas de infecção pelo novo coronavírus. Informações preliminares apontam que o paciente deu entrada na instituição de saúde apresentando dificuldade de respirar e febre alta.

O homem, que é lutador, esteve na Croácia para participar de uma competição. Durante a viagem, há 14 dias, ele fez uma conexão na Alemanha.

A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES) afirmou ao Mais Goiás que ainda não tem informações sobre o paciente.

Segundo informações do jornal O Popular, a Secretaria Municipal de Saúde de Formosa solicitou a transferência do paciente para o Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Goiânia.

Mais Goiás entrou em contato com a SMS do município. O órgão informou que uma nota oficial será publicada no site da prefeitura de Formosa. Esta matéria será atualizada assim que o texto for divulgado.

ATUALIZADA ÀS 17H31

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Formosa confirmou o atendimento ao paciente. Segundo o texto, ele se enquadra na definição de quadro suspeito para o novo coronavírus e tem apresentado os sintomas da infecção do vírus desde o dia 18 de fevereiro. (leia o texto completo abaixo)

O órgão afirma que, neste momento, o paciente encontra-se estável, assintomático e não apresenta nenhuma complicação. Ainda conforme o documento, a SMS reconhece que este ainda é um caso suspeito e está seguindo os protocolos estabelecidos pelo Estado de Goiás, sendo um deles o encaminhamento para o HDT.

Quem teve contato com o paciente foi orientado a procurar unidades de saúde do município. O mesmo vale para quem tem histórico de viagem para os seguintes países: Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Cambodja, China, Tailândia, Japão, Cingapura, Vietnã, Coreia do Sul e Coreia do Norte.

Leia a nota da Secretaria Municipal de Saúde de Formosa sobre a suspeita de coronavírus:

A Prefeitura de Formosa, através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, confirma que jovem com 35 anos de idade que esteve recentemente fora do país, especificamente na Croácia e teve escalas em Frankfurt na Alemanha, se enquadra na definição de quadro suspeito para o novo coronavírus (Covid-19), apresentando todos os sintomas do vírus desde o dia 18 de fevereiro e por ter histórico de viagem no exterior.

É IMPORTANTE DIZER QUE É UM CASO SUSPEITO e por isso estamos cumprindo todos os protocolos estabelecidos para o Estado de Goiás, encaminhando o paciente para o HDT- Hospital de Doenças Tropicais (Goiânia), no qual toda a equipe foi preparada para recebê-lo e realizar todos os exames necessários para confirmação ou não a suspeita da doença.

O paciente encontra-se estável, assintomático e não apresenta nenhuma complicação. O encaminhamento para o HDT – Hospital de Doenças Tropicais (Goiânia), é protocolo estabelecido para o estado de Goiás.

Orientamos ainda, que quem teve contato com paciente e apresentar os sintomas deverá procurar a unidade básica de saúde mais próxima, UPA-24h ou Hospital Municipal de Formosa.

Quem teve histórico de viagem para países que há casos de transmissão local e apresenta sintomas deverão procurar nossas unidades de saúde. Os países com transmissão local são: Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Cambodja, China, Tailândia, Japão, Cingapura, Vietnã, Coreia do Sul e Coreia do Norte.

Os sintomas são: febre, tosse, coriza, desconforto respiratório.
Recomendações: lavar as mãos com água e sabão, usar álcool em gel e usar lenços ao espirrar ou colocar a mão ou antebraço.

O que é considerado um caso suspeito, segundo a Organização Mundial de Saúde:
1. paciente com histórico de viagem com 14 dias para locais de transmissão e sintomas.
2. Ter contato com caso suspeito e apresentar sintomas.
3. Ter tido contato com caso confirmado e apresentar sintomas.

A Secretaria de Saúde prestou todos os cuidados e protocolos necessários e estamos aguardando resultado dos testes e exames.

*com informações do jornal O Popular