CARNASAÚDE

Hemocentro receberá doações de sangue durante o Carnaval

Todas as unidades de Goiás funcionarão na segunda-feira de Carnaval e na quarta-feira de cinzas


Da Redação
Do Mais Goiás | Em: 19/02/2020 às 17:48:27

Todas as unidades de Goiás funcionarão na segunda-feira de Carnaval e na quarta-feira de cinzas (Foto: Divulgação)
Todas as unidades de Goiás funcionarão na segunda-feira de Carnaval e na quarta-feira de cinzas (Foto: Divulgação)

Pensando no período de Carnaval, a Hemorrede Pública do Estado de Goiás preparou uma ação especial para que os estoques dos bancos de sangue do Estado estejam preparados para a demanda do feriado.

Para facilitar o acesso do doador às salas de doação, tanto na capital quanto no interior, todas as unidades de Goiás funcionarão na segunda-feira de Carnaval, 24 de fevereiro, e na quarta-feira de cinzas, 26 de fevereiro, das 8 às 18 horas.

Segundo a Hemorrede, a operação externa de coleta de sangue terá um calendário de ações que começa no sábado, dia 22, e termina na terça-feira, dia 25. Os pontos foram estabelecidos em parceira com a Arquidiocese de Goiânia e com a Igreja Assembleia de Deus, que mobilizarão os fieis para que doem durante os eventos religiosos que marcam as comemorações no carnaval de cada religião.

A unidade móvel estará em três pontos da capital durante o feriado. Nos eventos do Rebanhão da Arquidiocese de Goiânia estará na Paróquia Sagrada Família, na Vila Canaã, no sábado, dia 22; na Paróquia Nossa Senhora da Assunção, no Conjunto Itatiaia, no domingo, dia 23; e no Centro Cultural e Lazer José Barroso, em Aparecida de Goiânia, na segunda-feira, dia 24.

Já na terça-feira, dia 25, a coleta externa do Hemocentro será no evento Jovens Fortes, da Igreja Assembleia de Deus, no Goiânia Arena.

Segundo Denyse Goulart, diretora-geral da Hemorrede Pública de Goiás, o objetivo desta ação é suprir integralmente toda a eventual necessidade por sangue.

“Nosso objetivo é fazer com que esse feriado de Carnaval seja diferente dos anteriores, quando o sangue que coletávamos no Hemocentro nem sempre era suficiente para atender a demanda. Esse ano nós teremos um Carnaval solidário e de muitas vidas salvas”, enfatiza.

Os doadores podem procurar as unidades da Hemorrede nas cidades de Rio Verde, Catalão, Ceres, Jataí, Formosa, Iporá, Porangatu e Quirinópolis.

Para realizar a doação, é preciso ter entre 16 e 69 anos, estar saudável, pesar 50kg ou mais e apresentar um documento com foto. Para os menores de idade é necessária a autorização dos pais ou responsáveis e para quem tem mais de 60 anos é preciso já ter realizado ao menos uma doação.