Saúde

Hemocentro está com estoque abaixo do ideal e pede doações

Direção da unidade está preocupada com a situação, que pode se agravar ainda mais durante o feriado da Proclamação da República na próxima terça-feira, dia 15 de novembro.




O Hemocentro de Goiânia conta com a ajuda da população para normalizar seus estoques de sangue. A quantidade de doações está abaixo do ideal e a direção da unidade está preocupada com a situação, que pode se agravar ainda mais durante o feriado da Proclamação da República na próxima terça-feira, dia 15 de novembro.

O diretor técnico, Arione de Paula, confirma que existem poucas bolsas no estoque, tanto dos fatores positivos quanto dos negativos. “Precisamos de doadores de todos os tipos”, diz. O Hemocentro estará aberto no próximo sábado, dia 12, das 8 horas ao meio-dia, para quem não pode doar no decorrer da semana. De segunda a sexta, o Hemocentro fica aberto das 7 às 17 horas.

Pode doar sangue quem estiver em boas condições de saúde e ter de 16 a 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Os menores de 18 anos, precisam de autorização dos pais. É preciso pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado, tendo dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas. É fundamental estar alimentado, evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação, e apresentar documento com foto emitido por órgão oficial.