Ai, que dor nas costas!

‘Harry Potter e a Pedra Filosofal’ completa 20 anos nesta segunda-feira (26)

Na internet, fãs do bruxo mais famoso do planeta bem como sua autora comemoraram seu vigésimo aniversário e o fenômeno que se tornou esta saga


Murillo Soares
Do Mais Goiás | Em: 26/06/2017 às 18:25:48

O livro passou de obra rejeitada para uma das mais rentáveis franquias do cinema e da literatura (Foto: Reprodução)
O livro passou de obra rejeitada para uma das mais rentáveis franquias do cinema e da literatura (Foto: Reprodução)

Accio, dor nas costas! Nesta segunda-feira (26), Harry Potter e a Pedra Filosofal completa 20 anos de lançamento no Reino Unido. O livro apresentou um novo mundo de magia a jovens de todo o globo, antes mesmo da adaptações cinematográfica da obra, que foi lançada somente quatro anos depois, em 2001.

Para comemorar, a autora da saga Harry Potter, J. K. Rowling, foi ao Twitter e escreveu: “Há 20 anos, um mundo em que eu estava vivendo sozinha, de repente, se abriu para outros. Foi maravilhoso. Obrigada”.

Assim como a escritora britânica, os fãs também comemoraram o vigésimo aniversário do início da aventura de Harry no mundo da magia. Utilizando a hashtag #HarryPotter20 (que, no Twitter, vem acompanhada de um emoji de um óculos e um pequeno raio), alguns agradeceram a autora pelo livro. Mas a maioria se surpreendeu com quanto tempo se passou de 1997 pra cá.

De rejeição a fenômeno

Antes de ditar as regras do mundo bruxo, o livro que conta a história de Harry Potter foi rejeitado por diversas editoras. J. K. Rowling terminou o primeiro manuscrito de Pedra Filosofal em 1995, mas só foi conseguir publicá-lo em 1997, pela editora Bloomsbury.

Apenas 500 cópias foram publicadas à época. À medida que as pessoas iam comentando, mais livros foram feitos e vendidos, até chegarem à marca de 450 milhões de cópias ao redor do globo, traduzido para mais de 60 idiomas.

Com Harry, Rowling mudou costumes dentro e fora da ficção: adicionou a palavra muggle (“trouxa”, em tradução livre) nos dicionários, fez com que as crianças e adultos vibrassem com um novo esporte, o Quadribol, e deu origem a uma das mais rentáveis franquias do cinema e da literatura.

Veja as reações de #HarryPotter20 nas redes sociais: