Fórmula 1

Hamilton vence Grande Prêmio da China e abre vantagem

Massa perde duelo particular com carros da Ferrari e termina em quinto. Nasr pontua com oitavo lugar





//

O britânico Lewis Hamilton completou um fim de semana perfeito ao vencer o Grande Prêmio da China de Fórmula 1 , neste domingo. O piloto da Mercedes, que largou na pole position e foi o mais rápido também em todos os treinos livres, liderou a prova de ponta a ponta para comandar uma dobradinha da equipe Mercedes.

Hamilton recebeu a bandeira quadriculada na primeira colocação pela quarta vez em Xangai, logo à frente do alemão Nico Rosberg, seu companheiro na escuderia alemã. Depois da corrida houve trocas de farpas entre os dois por causa do ritmo do inglês.

Sebastian Vettel completou o pódio na China ao ficar na terceira posição de uma prova que começou agitada, mas se encerrou monótona, com os carros em fila indiana logo após a saída do safety car.

A primeira volta do Grande Prêmio da China foi repleta de brigas por posição, até no pelotão de frente, mas a clara divisão de forças entre as equipes deixou o restante da corrida sem grandes emoções. Hamilton e Rosberg andaram na frente o tempo todo, sem ameaças de Vettel. Kimi Raikkonen foi o quarto, também sem sustos.

O finlandês tomou a quarta colocação do brasileiro Felipe Massa na largada e não a perdeu mais. O piloto paulista da Williams completou a corrida em quinto, seguido por Valtteri Bottas, seu companheiro de time. Ele disse ser impossível acompanhar o ritmo da Ferrari e Mercedes. Romain Grosjean, da Lotus, apareceu na sequência.

O brasileiro Felipe Nasr acabou o GP da China na oitava colocação, uma à frente da que largou, marcando mais quatro pontos em sua curta carreira na F1. Daniel Ricciardo foi o nono e Marcus Ericsson encerrou a zona de pontuação em décimo.

Esta foi a 35ª vitória da carreira de 151 provas de Lewis Hamilton, que abre vantagem na liderança do Mundial. O piloto britânico agora soma 68 pontos, com 13 de vantagem sobre Sebastian Vettel, segundo colocado. Rosberg é o terceiro com 51 pontos, seguido pelo brasileiro Felipe Massa, com 30. A próxima etapa da temporada da F1 é o GP do Bahrein, em 19 de abril.