Operação Férias

Guarda Civil lança operação para evitar vandalismo nas escolas durante o período de férias

A Operação Férias acontece nos meses de janeiro e julho desde o ano passado




Na próxima segunda-feira (21/12), a Guarda Civil Metropolitana (GCM) faz o lançamento da Operação Férias em todas as escolas da rede municipal de ensino. A Escola Municipal Jalles Machado de Siqueira é a primeira a receber a ação, que acontece nos meses de janeiro e de julho e tem como ideia principal reduzir ao máximo o número de furtos, roubos, arrombamentos e vandalismos nas unidades da rede escolar do município durante o período de férias escolares.

A Operação Férias acontece desde 2014. Para o comandante da GCM, Elton Magalhães, o resultado tem sido positivo. Ele destaca que a colaboração da sociedade é fundamental para o trabalho dos agentes. “Pela quinta vez, nos empenhamos para que haja a inibição dos números de ocorrências em cada campanha e é por isso que contamos sempre com as denúncias da população através do telefone 153 da GCM. Caso notem qualquer tipo de movimentação que fuja à rotina da escola ou do próprio público, peço que nos comuniquem para evitar, assim, o ato”, ressalta.

Marcos Pedro, diretor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), diz que a ação realizada pela GCM durante o período de férias mantém a ordem nas unidades escolares: ‘Nós da Educação vemos esta parceria como uma forma vital de resguardar o patrimônio da cidade. Este trabalho é de suma importância para que nossas escolas não sofram nenhum dano e que possamos receber nossos alunos com qualidade no próximo semestre’.

Na última edição, realizada nas férias de julho, a GCM fez 3.339 visitas às instituições de ensino. Foram identificados 11 furtos, 105 disparos de alarme, nove unidades foram alvo de vandalismo, outras seis de arrombamento, e houve um incêndio. Seis prisões foram efetuadas. “A ideia é aprimorar as ações para chegarmos a números ainda mais satisfatórios. Nosso objetivo é conter a violência, para que ela não ultrapasse nossos muros e não cause danos ao patrimônio público”, reforça Elton Magalhães.

Nesta edição, a Operação Férias será coordenada pelo inspetor José Eulálio com o apoio do GCM José Pires, que serão responsáveis por todas as Unidades de Comando Regional (UCRs) na cidade.