Empreendedorismo

Programa Mulheres Empreendedoras será lançado nesta terça-feira (27)

Iniciativa do Grupo Mulheres do Brasil (MdB) e o Sebrae Goiás tem o objetivo de acelerar os negócios delas através de capacitação


Thais Lobo
Do Mais Goiás | Em: 27/03/2018 às 07:50:47

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Grupo Mulheres do Brasil (MdB) e o Sebrae Goiás realizarão nesta terça-feira (27) o lançamento do Programa Mulheres Empreendedoras, na unidade do Sebrae em Goiânia. O objetivo do programa é que as participantes tenham a oportunidade de acelerar seus negócios por meio da aplicação dos conteúdos que irão receber.

“O Sebrae, além dos cursos do portfólio, que tem conteúdo voltado especificamente para o público feminino, promove projetos e também premiações como o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. É preciso ter um olhar diferente para a mulher empreendedora, e o Sebrae tem buscado esse propósito”, enfatiza a Diretora de Administração e Finanças do Sebrae Goiás, Luciana Albernaz.

O Programa Mulher Empreendedora seguirá as metodologias aplicadas pelo Sebrae e haverá mentorias e Módulo de Coaching Training: Liderança de Alta Performance, estes dois últimos coordenados pelo MdB, por meio de empresárias e executivas com grande expertise em suas áreas de atuação.

As inscrições serão voltadas para 50 empreendedoras que deverão atender a determinado perfil, como estar no contrato social, ser gestora do negócio, que deve ter mais de um ano de atuação, e ser micro ou pequena empresária (faturamento de 100.000,00 a 4,5 milhões/ano). O período das inscrições ocorrerá até 28 de abril ou até o preenchimento total das vagas.

“Buscamos essa parceria com o Sebrae, que é referência em empreendedorismo no país, para empoderar mais mulheres que estão a frente de micro e pequenos negócios. É um trabalho que pode transformar a vida de muitas mulheres, além de gerar mais empregos e renda para o Estado. Esse projeto tem tudo para alcançar excelentes resultados e servir de modelo para todo o Brasil, comenta Helena Ribeiro, uma das líderes do Mulheres do Brasil, Núcleo Goiás.

No mesmo dia (27), às 16h30, o Núcleo Mulheres do Brasil Goiás realizará, no auditório do Sebrae, sua reunião com a palestra gratuita aberta ao público “Atitude Empreendedora”, ministrada pela empreendedora e especialista em empreendedorismo feminino, Ana Fontes. A executiva é fundadora da Rede Mulher Empreendedora, do Instituto Rede Mulher Empreendedora, da Virada Empreendedora e co-fundadora da W55, além de participar de projetos da ONU.

Empreendedorismo feminino

Realizada em parceria pelo Sebrae e Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), em 2016, a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) mostra que, entre os brasileiros, as mulheres são as que mais estão interessadas em começar um negócio. A pesquisa mostra que a taxa de empreendedorismo feminino entre os novos empreendedores, aqueles que possuem um negócio com até 3,5 anos, é de 15,4%, já a masculina é de 12,6%.

Pensando em estimular cada vez mais o público feminino, inclusive para que possam empreender também por oportunidade, o Sebrae Goiás tem implantado diversas ações, destaca Luciana Albernaz, com cursos, palestras, programas e projetos. Dentre as ações, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, com a iniciativa de reconhecer e valorizar histórias de mulheres que são exemplos para o empreendedorismo, incentiva empreendedoras a contar suas histórias de sucesso a fim de inspirar outras mulheres. Já com o Projeto Meninas Superempreendedoras, implantado no ano passado, em Aparecida de Goiânia, pelo Sebrae Goiás e parceiros, as meninas participaram de capacitações com temas sobre o mercado de trabalho, inovação, startups e empreendedorismo.