Cooperação internacional

Governo se reúne com Unesco para firmar projetos de cooperação

Ideia é realizar parcerias em diversas áreas, com destaque para a valorização da cultura goiana


Artur Dias

Do Mais Goiás | Em: 10/04/2019 às 21:48:54


(Foto: Octacilio Queiroz/Governo do Estado)
(Foto: Octacilio Queiroz/Governo do Estado)

O governo do estado se reuniu, nesta quarta-feira (10), com uma comitiva da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O objetivo foi construir parcerias e projetos conjuntos entre as duas partes.

A diretora e representante da Unesco no Brasil, Marlova Noleto trouxe coordenadores das áreas de atuação da organização para realizar uma série de reuniões temáticas. A ideia é fortalecer uma série de projetos no estado, com destaque para a valorização da cultura goiana.

Após a reunião, a primeira-dama Gracinha Caiado considerou que o encontro foi bastante positivo. “Fizemos reuniões setoriais muito produtivas ao longo do dia. A ideia é que possamos utilizar aquilo que já se faz em Goiás e ‘embalar’ da melhor forma para que isso possa ser vendido para o mundo”, disse Gracinha

A primeira-dama afirmou ainda que o turismo é um dos principais pontos a serem alavancados pela parceira. “O governador tem o maior interesse que a Unesco apoie iniciativas na área do turismo, da economia criativa, olhando para o patrimônio da humanidade, que é a cidade de Goiás, o Parque da Chapada (dos Veadeiros) e das Emas”, concluiu.

Marlova Noleto disse que cinco projetos de parceria já estão em desenvolvimento a partir das reuniões setoriais realizadas. “Estamos empenhados para voltar a Goiás rapidamente e assinar os projetos de cooperação com a Unesco, darmos início à implementação deles e consagrar o nosso trabalho em conjunto”, concluiu.

Além da série de reuniões, está prevista ainda uma visita dos representantes da Unesco à Cidade de Goiás. Lá eles irão visitar o Palácio Conde dos Arcos e farão uma reunião com representantes e artistas locais.