GOVERNO

Governo registra queda em índices de criminalidade em Anápolis

Diminuição nas ocorrências segue mesma tendência apresentada em todo estado, desde 2019


Da Redação
Do Mais Goiás | Em: 30/11/2020 às 19:35:26

Prefeito Roberto Naves e governador Ronaldo Caiado (DEM), em foto de arquivo (Foto: Divulgação)
Prefeito Roberto Naves e governador Ronaldo Caiado (DEM), em foto de arquivo (Foto: Divulgação)

Anápolis está mais segura. É o que mostra o levantamento divulgado pelo Observatório de Segurança Pública da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSPGO). De janeiro a setembro de 2020, quando comparado com mesmo período de 2019, a redução de assalto em comércio, por exemplo, foi de 57,69%. Também houve queda nas ocorrências de roubos de veículos (-56,21%) e a pessoas (-37,27%). Outro dado importante é a diminuição de homicídios. O registro desse tipo de crime recuou em 53,09%.

Levando em conta a média das ocorrências registradas ao dia, em 2018 pelo menos 1 carro era roubado diariamente em Anápolis. Já em 2020, passou a ser registrado 1 roubo de veículo a cada 4 dias. Tendo como referência a conta de número de ocorrências dividido pela quantidade de dias, de janeiro a setembro de 2020, Anápolis ficou 200 dias sem registrar ocorrências de roubo de veículos. Ainda mais expressiva é a redução de assaltos em comércio: a média passou de 1 por dia, em 2018, para 1 por semana, em 2020.

Ainda de acordo com os números divulgados pelo Observatório de Segurança Pública, durante os 21 primeiros meses da atual gestão, somente em Anápolis, as forças policiais apreenderam 2,2 toneladas de drogas, 546 armas de fogo e foram realizadas 930 operações.

Para o governador Ronaldo Caiado, o trabalho em conjunto entre todas as forças está sendo fundamental no processo. “Hoje o cidadão já sente tranquilidade de poder andar com a família na praça, de poder sair a noite com o carro. Esse é o sentimento que as ações das nossas polícias, de forma integrada, devolveu ao povo goiano”.

Queda de indicadores de criminalidade em 2019

Em Anápolis, assim como em todo estado, os índices de crimes violentos estão em redução desde 2019, quando comparado com ano anterior. De acordo com os números do Observatório de Segurança Pública da SSPGO, a média anual em 2019 fechou com redução: de 59,61% em roubos de veículos, de 48,84% no roubo de pessoas, de 14,71% no roubo em comércio e de 12,20% em homicídios.

“Tanto a polícia civil, quando a polícia militar, com respaldo da polícia técnico-científica e da polícia penal, estão trabalhando de uma forma uniforme e com isso trocando experiências e determinação para combater a criminalidade, dando, como sempre dei a todas as forças de segurança, total independência pra agir, a gente percebe que Goiás é hoje um estado que o cidadão tem segurança”, diz o governador.