Do Mais Goiás

Governo permite pesca esportiva na região do Araguaia, mas com restrições

Uma das medidas é o atestado negativo para Covid pelos ocupantes das embarcações

Governo permite pesca esportiva na região do Araguaia, mas com restrições
Governo permite pesca esportiva na região do Araguaia, mas com restrições (Foto: Governo de Goiás)

Em suplemento do Diário Oficial de Goiás, desta quarta-feira (2), o governador Ronaldo Caiado (DEM) editou decreto para limitar as atividades da região do Rio Araguaia para combater a Covid-19. O texto proíbe qualquer atividade que implique em “aglomeração de pessoas para o lazer e o turismo”, inclusive, acampamentos para pernoites, shows e festas, e realização de campeonatos de “pesca esportiva ou esportes náuticos que implique em aglomeração de pessoas”. Contudo, há exceções quanto a este tipo de pesca.

Ainda segundo o texto, a pesca esportiva será permitida, desde que com metade da capacidade nominal da embarcação, seguindo as normas sanitárias de uso de máscaras, álcool em gel, etc. Além disso, “os ocupantes das embarcações deverão portar atestados médicos ou testes negativos para Covid-19 emitidos nos últimos sete dias”.

“Em caso de situação de calamidade, conforme mapa de risco divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás – SES, as atividades de pesca esportiva deverão ser suspensas”, alerta outro trecho, que pode inviabilizar a atividade em alguns locais.

Destaca-se, ainda, que a pesca de subsistência por ribeirinhos, comunidades indígenas e outras tradicionais estão liberadas. Para estas também devem ser observados os protocolos de biossegurança
divulgados pela Secretaria de Saúde de Goiás.

Confira o decreto AQUI.