Do Mais Goiás

Governo lança app de celular para monitorar casos de coronavírus

Usuário responderá um questionário e, dependendo do caso, poderá fazer o teste gratuitamente

Governo lança app de celular para monitorar casos de coronavírus em Goiás
Governo lança app de celular para monitorar casos de coronavírus em Goiás

O governo do estado lançou, na tarde desta quarta-feira (22), o aplicativo de celular “Dados do Bem”, para monitorar a disseminação do coronavírus na população. Trata-se de uma ferramenta que tem o objetivo de encontrar e monitorar indivíduos com sintomas e pessoas próximas e garantir a realização do teste.

De acordo com a apresentação feita pelo secretário geral da governadoria, Adriano Rocha Lima, o aplicativo é gratuito e não consome os dados da internet nos celulares. Ao baixar, será aplicado ao usuário um questionário com uma série de sintomas. A partir das respostas, as pessoas que precisam ser testadas serão selecionadas e receberão um voucher para realizar o teste de forma gratuita.

Caso o teste seja positivo, o usuário deve indicar as cinco pessoas com as quais mantém mais contato. Elas receberão uma mensagem de texto no celular, que garantirá a cada uma um voucher para a realização do exame.

O projeto é piloto em Goiânia, que já conta com quatro locais de testagem. Foram adquiridos novos exames, para que os testes feitos com a ajuda do aplicativo se somem aos já realizados pelo município.

App conta com mapa de calor

Além do monitoramento dos sintomas, o aplicativo também mostra um mapa de calor, que indica se a pessoa está em uma região de baixo, médio ou alto risco de contaminação. Essa medida, de acordo com o secretário, irá ajudar a população a tomar as decisões de sair de casa, além de orientar as autoridades de saúde sobre as regiões mais críticas de contaminação.

“A partir desse rastreamento e monitoramento, as políticas públicas podem ser muito mais adequadas, em determinada região, bairro ou até rua”, disse o secretário. “Você consegue formar essa rede de contatos que faz com o que o vírus se propague”.

Importância da testagem

O secretário de Saúde do estado, Ismael Alexandrino, ressaltou que tanto o aplicativo quanto a ampla testagem são fundamentais para o combate à Covid-19. Ele afirmou que, com o programa, serão realizados mil testes a mais por dia.

Ismael afirmou também que a consciência da população em baixar o aplicativo e responder corretamente os questionários é fundamental. “Mentir é muito ruim em qualquer lugar, mas quando se trata de dados de saúde, no enfrentamento de uma pandemia, é completamente inoportuna. Nós precisamos dessa consciência da população”, afirmou.

A secretária municipal de Saúde de Goiânia, Fátima Mrué, representou o prefeito de Goiânia, Íris Rezende (MDB), no evento afirmou que que novas formas de testagem vão fazer muita diferença.

“Sabemos que uma das estratégias de grande impacto na interrupção da cadeia epidemiológica é a ampliação da testagem. Quando ampliamos a testagem, temos a oportunidade de identificar pessoas que não procurariam uma unidade de saúde espontaneamente. Uma vez identificando essa pessoa positiva com poucos sintomas, nós vamos afastá-la, testar os contatos e eles também ficarão afastados nesse período. Assim podemos quebrar essa cadeia”.

Isolamento seletivo

O governador do estado, Ronaldo Caiado (DEM), afirmou que o objetivo principal do projeto é garantir um diagnóstico preciso e um isolamento seletivo. “Ao invés de ter uma extensão a todos, você tem a condições de, ao identificar a pessoa […] e as pessoas que mais convivem com ela, dentro desse monitoramento, você tem a condições de isolá-lo por 14 dias”.

Caiado ressaltou a importância de ter apoio dos municípios. Ele afirmou que 78 municípios foram selecionados inicialmente para a implantação do município, levando em conta a situação epidemiológica e cidades turísticas, por ser um mês de férias. As cidades selecionadas já receberam o termo de adesão e concentram 83% da população do estado.