Governo do estado inicia inscrições para os Jogos Abertos de Goiás

A competição terá 3 fases e iniciará no dia 29 de outubro e segue até o dia 13 de março de 2022, com as finais

Jogo de Basquete dos Jogos Abertos de Goiás
Jogo de Basquete dos Jogos Abertos de Goiás. Foto: Mantovani Fernandes - Governo de Goiás - Seel

O Governo do estado deu o ponta pé inicial para os Jogos Abertos de Goiás, que irão começar no dia 29 de outubro e irá seguir até março de 2022, onde irá ocorrer a fase final da competição. As inscrições para o torneio já começaram e as equipes podem se inscrever no site do Governo de Goiás.

A primeira fase da competição, que terá a abertura na cidade de Caldas Novas, irá seguir até o dia 19 de dezembro, onde se encerrará na cidade de Luziânia. Ao todo, 14 cidades receberam os jogos, em 8 etapas da fase de classificação. Na segunda fase, que irá começar no dia 21 de janeiro e terminará no dia 6 de fevereiro de 2022, serão 6 cidades sedes, em 3 finais de semana.

Os classificados das duas etapas iniciais irão disputar a grande decisão entre os dias 9 e 13 de março de 2022, com sede em Goiânia. Ao todo, serão 26 modalidades, destas 7 são paraolímpicas. Vale destacar que na primeira fase serão disputadas as modalidades basquete, futsal, handebol e vôlei, as demais entraram na fase final.

O secretário de Estado de Esporte e Lazer de Goiás, Henderson Rodrigues, destacou a importância de modalidades paraolímpicas, além de ter uma boa expectativa quanto ao número de inscritos para os Jogos Abertos de Goiás.

“Uma situação importante que é a quantidade de modalidades no paradesporto, são sete. Outro ponto fundamental é o envolvimento dos municípios. Quase que diariamente somos procurados por prefeitos e secretários municipais que buscam informações sobre os Jogos Abertos. Certamente teremos um número grande de inscritos e teremos uma bela competição”, comentou Henderson Rodrigues.

Como funciona as inscrições dos Jogos Abertos de Goiás?

Para as equipes se inscreverem elas precisam acessar o site www.esporte.go.gov.br. Serão permitidos apenas uma equipe de cada modalidade por cidade, além também das competições exigirem a idade mínima de 16 anos para poder competir. As inscrições seguem até uma semana antes de ser realizado a competição em cada município.

Quais serão as modalidades dos Jogos Abertos de Goiás?

Nas modalidades coletivas serão 7: Basquetebol, Basquete em Cadeira de Rodas, Futsal, Handebol, Voleibol, Voleibol Sentado, Vôlei de praia. Já nas disputas individuais, teremos 18 modalidades: Atletismo, Atletismo Paralímpico, Badminton, Parabadminton BMX, Capoeira, Ciclismo, Futvôlei, Natação, Natação Paralimpica, Jiu-Jitsu, Judô, Karatê, Paraequestre, Taekwondo, Tênis, Tênis de Mesa, Tênis de Mesa em Cadeiras de Rodas e Xadrez.