Do Mais Goiás

Governo de Goiás exibe o conto ‘João e o Pé de Feijão’ no YouTube

"João e o Pé de Feijão" é o conto escolhido pelo Governo de Goiás para ser apresentado no projeto Literatura Encenada da semana

João e o pé de feijão governo de goiás

Na edição desta semana da Literatura Encenada, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), exibe o conto infantil “João e o Pé de Feijão” no YouTube da Secult. O objetivo do conto é fazer com que as crianças enxerguem mais o próprio potencial, acreditando em si mesmas, já que o conto fala sobre a importância da persistência em busca de sonhos e objetivos de vida.

Para os pais que pretendem incentivar os filhos a assistirem o conteúdo exibido pelo Governo, basta acompanhar o projeto “Cultura em Casa“, que desde o início da pandemia de Covid-19 vem promovendo entretenimento educativo e cultural para crianças, mas também apresentando conteúdos voltados para os públicos jovem e adulto, tudo por meio das plataformas digitais.

A primeira versão da história de “João e o Pé de Feijão” foi escrita pelo inglês Benjamim Tabart, em 1807. Alguns anos mais tarde, o folclorista australiano Joseph Jacobs se inspirou na história original e trabalhou de forma mais profunda no conto, que hoje é a versão mais aceita e publicada em todo o mundo.

Na história, João é filho de mãe viúva e os dois passam por várias dificuldades financeiras. Quando não lhes sobra mais nada, a mãe pede para que o menino venda a última vaca da família, já que não produz mais leite.

Enquanto procura por um possível comprador, João acaba se deparando com um desconhecido que propõe trocar o animal por feijões que ele promete serem mágicos. O garoto acaba ficando encantado com a história e aceita a proposta.

Quando volta para casa e conta para a mãe o empreendimento que acabou de fazer, a mulher fica furiosa. Joga os feijões pela janela e logo vão dormir, já que não há nada para comer. Quando acorda pela manhã, João se depara não apenas com brotos, mas com um enorme pé de feijão que leva aos céus.

Curioso e cheio de coragem, ele resolve escalar o feijoeiro sem saber o que está prestes a encontrar. A partir daí, “João e o Pé de Feijão” se torna uma história envolvente, cheia de reviravoltas e superação.

Vale a pena acompanhar o conto no YouTube pelo Governo de Goiás. Quem narra a história é a atriz Pollyana Bento. Clique aqui e assista.