Do Mais Goiás

Governo de Goiás abre inscrições para três editais da Lei Aldir Blanc

Confira as informações de cada edital de fomento à cultura

Morre o compositor Aldir Blanc, aos 73 anos
O compositor e escritor Aldir Blanc | Foto: Leo Martins / Agência O Globo

Nesta sexta-feira (6) o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás), abre três editais de fomento à cultura por meio da Lei Aldir Blanc. Foi publicado na última quarta-feira (4) no suplemento do Diário Oficial do Estado (DOE) a abertura de crédito especial para a transferência de até R$ 49,1 milhões pela União à Secult.

O valores do auxílio emergencial que atenderá artistas e trabalhadores da cultura correspondem a 80% do total. As parcelas estão previstas para serem liberadas na próxima semana. Os 20% restantes contemplarão os editais, que constarão no DOU desta sexta.

As inscrições serão pela plataforma Mapa Goiano.

Editais

​Edital de Concurso para Seleção de Ações Culturais e Artísticas – Contemplará 1.062 propostas de vídeos finalizados de pocket shows; apresentações artísticas, circenses e de dança; peças teatrais; videoclipes; contação de história; batalha de rimas; monólogos; festival de cinema; podcast e videocast; e jogos e aplicativos digitais.

Edital de Concurso para Premiação de Produtos Culturais – Disponibilizará 441 vagas para seleção de projetos artísticos distribuídos em diferentes linhas, tais como artesanato Kalunga, artesanato geral, artesanato circuito das cavalhadas, artes visuais, grafite, obras literárias e audiovisual (séries, curtas e/ou longas-metragens).

Edital de Concurso para Seleção de Ações de Formação Cultural – Contemplará o total de 800 propostas que visam promover, online, oficinas de capacitação, formação e difusão da cultura nas diversas linguagens artísticas (artes visuais, audiovisual, cultura popular e patrimônio, dança, literatura, música, teatro, circo, moda, design, fotografia e gastronomia).