Do Mais Goiás

Governador lança Cavalhadas de São Francisco de Goiás e Crixás

Em evento realizado no Palácio das Esmeraldas, governador Marconi Perillo prometeu apoiar Circuito das Cavalhadas até o fim de seu mandato

O governador Marconi Perillo afirmou em discurso durante o lançamento das Cavalhadas das cidades de São Francisco de Goiás e de Crixás, realizado nesta manhã no Palácio das Esmeraldas, que continuará apoiando o Circuito das Cavalhadas pelos próximos dois anos e meio, até o fim de seu mandato.

“Se a gente não ajuda, não tem festa. É muito difícil. Cavaleiro não dá conta de fazer festa sozinho, precisa da ajuda da Prefeitura, do Governo. Quando a gente anuncia o Circuito das Cavalhadas, significa apoiar, mas significa também ajudar e dar dinheiro. E nós vamos continuar fazendo isso nos próximos anos. Eu ainda tenho mais dois anos e meio como governador, então contem conosco, porque se há algo que esse Governo e esse Palácio apoiam é a Cultura no nosso Estado”, afirmou Marconi.

As Cavalhadas estão sendo realizadas desde maio até setembro deste ano nas cidades de Jaraguá, Posse e Santa Cruz de Goiás (14 e 15 de maio), Pirenópolis (15,16 e 17 de maio), Palmeiras de Goiás (27, 28 e 29 de maio) e Corumbá (8, 9 e 19 de setembro). Por meio da Goiás Turismo, o Governo Estadual repassou o total de R$ 1 milhão para a realização dos eventos.

“Um país que não preserva sua memória social, cultural e artística não tem história. A história é escrita fundamentalmente em função dos movimentos culturais e políticos. A preservação do patrimônio material e arquitetônico é importante, mas também a preservação da cultura através da música, das artes e, principalmente, através das tradições”, destacou Marconi.

Em discurso, o presidente Goiás Turismo, Leandro Garcia, classificou o Circuito das Cavalhadas como diferencial turístico em Goiás. “Hoje, é um momento de muito orgulho para nós do Estado de Goiás e nós, da Goiás Turismo, desde que recebemos a missão do senhor governador Marconi Perillo para criar uma estratégia turística para inovar e uniformizar o marketing do evento, que possui a maior simbologia cultural do nosso Estado. Essa é uma manifestação que comemora 200 anos e que perpassa por vários municípios a tradição da batalha entre mouros e cristãos”, disse.

Ele ressaltou que o Circuito das Cavalhadas foi originado com o foco de manter e fortalecer o patrimônio imaterial da história de Goiás. “E, sobretudo, mostrar para o Brasil e para o mundo que o Estado de Goiás tem em seu DNA uma cultura muito forte, belezas naturais de tirar o fôlego e, principalmente, pessoas com orgulho de suas tradições, que movimentam municípios, famílias e cavaleiros de corpo e alma”.