Guerra comercial

Google suspende alguns negócios com Huawei após decreto de Trump

Com a decisão do Google, a Huawei Technologies perderá o acesso às atualizações do sistema operacional Android


Thais Lobo
Do Mais Goiás | Em: 19/05/2019 às 17:11:32

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Google suspendeu negócios que exigem a transferência de produtos de hardware e software, exceto aqueles cobertos por licenças de código aberto, com a gigante tecnológica Huawei , segundo uma fonte. A suspensão representa mais um ponto negativo em um momento de acirramento da tensão comercial entre EUA e China, desde que o presidente americano, Donald Trump , assinou na última quarta-feira um decreto que abre caminho para a proibição de negócios com a Huawei .

Com a decisão do Google, a Huawei Technologies perderá o acesso às atualizações do sistema operacional Android, e a próxima versão de seus smartphones fora da China também deixará de ter acesso a aplicativos e serviços, como o aplicativo Google Play Store e o Gmail.

Os detalhes ainda estão sendo discutidos internamente no Google, de acordo com a fonte. Os advogados da Huawei também estão estudando o impacto das ações do Departamento de Comércio dos EUA, disse um porta-voz da gigante chinesa na sexta-feira.

Até o momento, a Huawei não comentou sobre a suspensão . Os representantes do Departamento de Comércio dos Estados Unidos também não comentaram sobre a informação.

A Huawei continuará a ter acesso à versão do sistema operacional Android disponível através da licença de código aberto, que permite livre acesso a qualquer um que deseje usá-la. No entanto, o Google deixará de fornecer suporte técnico e colaboração para os serviços do Android e do Google para a Huawei,  conforme disse a fonte.