Série B

Gol no fim coloca o Joinville na ponta da Série B; Portuguesa é 19ª

Debaixo de chuva, o time catarinense derrota Lusa por 2 a 1, no estádio do Canindé, em São Paulo, na abertura da 20.ª rodada, a primeira do returno




Com um gol no minuto final, o Joinville assumiu a liderança da Série B do Campeonato Brasileiro. Debaixo de muita chuva, nesta terça-feira, o time catarinense derrotou a Portuguesa por 2 a 1, no estádio do Canindé, em São Paulo, na abertura da 20.ª rodada, a primeira do returno.

O Joinville chegou aos 36 pontos e vai fazer pressão nos candidatos diretos ao acesso, que só entram em campo no final de semana. A Portuguesa, por sua vez, segue em penúltimo lugar, com 17 pontos, e nove derrotas.

Mais bem organizado, o Joinville sabia exatamente o que fazer para se aproveitar da crise na Portuguesa e assumir a liderança: marcar forte e decidir em uma bola. O time catarinense começou bem fechado e não deixou o adversário fazer pressão nos primeiros minutos. Com isto, a equipe paulista sofreu para levar perigo e ficou tocando a bola na frente da área rival, mas sem levar perigo.

Bem fechado, o Joinville esperou o momento certo, em uma falha da Portuguesa, para abrir o placar. Aos 15 minutos, após cobrança de escanteio, Jael subiu alto, livre, e cabeceou sem chances para o goleiro Rafael Santos.

Toda bola levantada era um perigo. O gol deixou a Portuguesa ainda mais intranquila. Com isso, os jogadores passaram a errar passes em demasia e poucos chutes ameaçaram Ivan. Na chance mais incisiva, Régis arriscou de longe, mas mandou para fora.

Sem alternativas, a não ser atacar, o técnico Silas Pereira resolveu oxigenar o ataque e apostou em Serginho na segunda etapa. A alteração funcionou e a Portuguesa conseguiu empatar aos 19 minutos. Em jogada pelo lado direito, Jean Mota recebeu livre e acionou Allan Dias. O meia bateu forte e venceu o goleiro Ivan, que ainda tocou na bola.

Com o empate, a situação do primeiro turno se repetiu. A Portuguesa ficou mais tempo com a bola, mas teve dificuldades para finalizar contra o gol de Ivan. Allan Dias chegou a carimbar a trave em jogada de bola parada, mas a defesa do Joinville levou a melhor na maioria das vezes.

Bem fechado, em busca de uma jogada para matar a partida, o time catarinense confirmou a vitória aos 45 minutos. Everton arrancou no meio de campo e levantou para a área. Fabinho dominou e mandou no ângulo de Rafael Santos. Depois foi só esperar e comemorar a vitória.

Os dois times voltam a campo na próxima terça, quando a 21.ª rodada da Série B será completa. A Portuguesa encara o Santa Cruz, às 19h30, no Recife, enquanto que o Joinville recebe o Paraná, na Arena Joinville, em Joinville (SC), às 21h50.

FICHA TÉCNICA

PORTUGUESA 1 x 2 JOINVILLE

GOLS – Jael, aos 15 minutos do primeiro tempo; Allan Dias, aos 19, e Fabinho, aos 45 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Rafael Santos, Allan Dias, Serginho e Alemão (Portuguesa); Bruno Aguiar e Anselmo (Joinville).

ÁRBITRO – Emerson Luiz Sobral (PE).

RENDA – R$ 27.050,00.

PÚBLICO – 1.051 pagantes.

LOCAL – Estádio do Canindé, em São Paulo (SP).

PORTUGUESA – Rafael Santos; Régis, Rafael Pérez, Luciano Castan e Jean Mota; Bruno Piñatares, Jocinei, Allan Dias (Junior Alves) e Gabriel Xavier; Djalma (Serginho) e Alemão. Técnico: Silas Pereira.

JOINVILLE – Ivan; Edson Ratinho, Bruno Aguiar, Thiago Medeiros e Rogério; Naldo, Washington (Murilo), Anderson (Eduardo Ramos) e Everton; Jael e Edigar Junio (Fabinho). Técnico: Hemerson Maria.