MORADIA

Goiás vai implantar programa social de reforma de moradia inspirado em Salvador

Uma comitiva goiana esteve na capital baiana para conhecer o projeto já em vigor


Ton Paulo
Do Mais Goiás | Em: 13/01/2021 às 16:14:33

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Uma comitiva formada por membros do governo de Goiás esteve, na última terça-feira (12), em Salvador, Bahia, para conhecer o Programa Morar Melhor da prefeitura da capital baiana. O projeto promove pequenas reformas em moradias de pessoas em vulnerabilidade social. Ele deverá servir de exemplo para um programa a ser implantado em território goiano com a mesma finalidade.

Criado em 2015, o Programa Morar Melhor tem o objetivo de diminuir o déficit qualitativo nas habitações, promovendo melhorias e pequenas reformas nas casas, que podem incluir reboco e pintura, recuperação de telhado, troca de esquadrias e instalações sanitárias, a partir da necessidade de cada moradia.

Uma das integrantes da comitiva, Gracinha Caiado, primeira-dama do Estado e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), demonstrou satisfação com o programa em vigor na Bahia e declarou que o governador “já estava querendo implantar esse programa de reforma de casas” em Goiás.

O presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Lucas Fernandes, que também estava presente na visita, afirmou estar certo de que, com as sugestões apresentadas pelo governo baiano e a “expertise de Goiás”, “o trabalho de reformas de unidades habitacionais em Goiás vai avançar muito”.

“Há uma determinação explicita do governador para avançarmos muito na habitação de interesse social daquelas com custo zero para o cidadão que vai receber. Então, estamos focado em ampliar o trabalho de construção, de reforma e de regularização fundiária para 2021 e 2022”, concluiu Fernandes.