Goiás terá Dia do Heavy Metal em homenagem a Andre Matos

Cantor, conhecido à frente das bandas Shaman e Angra, faleceu em 8 de junho do ano passado

Goiás terá Dia do Heavy Metal no calendário do Estado em 8 de junho em homenagem a Andre Matos
Cantor Andre Matos

O governador Ronaldo Caiado (DEM) sancionou na última segunda-feira (30) uma lei que institui o Dia do Heavy Metal em Goiás: 8 de junho. A escolha da data é uma homenagem ao cantor do gênero Andre Matos, que faleceu neste dia, em 2019, vítima de um infarto fulminante. O artista ficou conhecido à frente das bandas Shaman e Angra.

A lei, de autoria do deputado estadual Henrique Arantes (MDB), foi publicada do Diário Oficial do Estado e já está valendo. Conforme lê-se, agora a data está no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado. “[Ele] é considerado por muitos como um dos melhores vocalistas de heavy metal do mundo, tendo vendido milhões de cópias durante a sua carreira”, disse Arantes (via Alego).

O emedebista também destacou que Matos foi eleito o 77º melhor cantor brasileiro pela revista Rolling Stone e usou este como um dos argumentos para incluir a data do calendário do Estado. “Visando homenagear esse músico que levou o nome do Brasil para o mundo, nada mais justo que essa nobre homenagem”, completou.

Os governos municipais de São Paulo e Manaus e o Estado do Paraná também têm o próprio Dia do Heavy Metal nos calendários. Eles também escolheram 8 de junho para a homenagem em função da morte de Andre Matos.

Uma petição online, publicada no dia 10 de junho de 2019, dois dias após a morte do cantor, pede que a data seja incluída no calendário nacional. “Precisamos homenagear Andre de forma grande, assim como ele era. Um dia doloroso e trágico pode se transformar numa devida homenagem a quem fez tanto pela música brasileira”, lê-se no site.

O documento visa angariar 50 mil assinaturas. Até o fechamento desta matéria, somava 43.091 nomes. Você pode assinar clicando aqui.