Do Mais Goiás

Goiás terá “dia D” para busca de alunos que evadiram da escola na rede estadual

Plano é ir até a casa do aluno que não renovou matrícula

Foto: Seduc

A Secretaria de Educação de Goiás (Seduc) informou que promoverá um “dia D” para a busca ativa de estudantes da rede estadual que evadiram da escola. Conforme a pasta, a ação vai acontecer em maio e pretende olhar caso por caso registrado de evasão. O plano consiste em ir até a casa do aluno que não renovou sua matrícula para tentar levá-lo de volta para a escola.

De acordo com a superintendente de Organização e Atendimento Educacional, Patrícia Coutinho, a ação do “dia D” será baseada num levantamento da pasta, em andamento, que visa identificar os principais causadores da evasão escola em Goiás.

Segundo Patrícia, o levantamento começou na semana passada e segue até o dia 7 de maio. Porém, a superintendente adianta alguns fatores que exercem forte influência sobre o fenômeno da evasão, como gravidez na adolescência e necessidade de trocar os estudos pelo trabalho, para ajudar a família.

Vale destacar que há distinção entre evasão e abandono escolar. O abandono escolar, segundo o Censo Escolar, ocorre quando o aluno deixa de frequentar as aulas durante o ano letivo e retorna no ano seguinte. Já a evasão escolar acontece quando o aluno que estava na rede o ano anterior não faz matrícula para o atual e nem solicita a transferência para outra escola.