Balanço

Goiás tem redução de homicídios e latrocínios, afirma SSP

Em relação aos roubos de veículos, a redução foi de 59%. Para roubos ao comércio e pedestres a queda registrada foi de 59 e 51%, respectivamente


Jessica Santos
Do Mais Goiás | Em: 01/07/2019 às 14:36:23

Com suspeita de manipulação, SSP suspende a divulgação de dados estatísticos de crimes em Goiás (Foto: MPGO)
Com suspeita de manipulação, SSP suspende a divulgação de dados estatísticos de crimes em Goiás (Foto: MPGO)

Os números de homicídios e latrocínios diminuíram 13,7% e 35,59%, respectivamente, em Goiás. Em Goiânia, os casos tiveram redução de 28 e 62%, nos crimes citados. Os números são da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e foram contabilizados durante os seis primeiros meses do Governo Caiado (DEM). O balanço, divulgado nesta segunda-feira (1º), também indica diminuição de todos os indicadores de criminalidade no Estado.

Só em junho Goiás apresentou redução histórica dos crimes violentos letais intencionais: 42,47% de queda nos homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Na capital, também houve número expressivo e nunca apresentado, segundo a SSP. Em maio, a queda foi de 55%, enquanto em junho foi de 55,56%. A taxa de resolutividade dos homicídios em Goiânia é de 92%.

Em relação aos roubos de veículos, a redução foi de 59%. Para roubos ao comércio e pedestres a queda registrada foi de 59% e 51%, respectivamente. Também houve diminuição de 66% e 70,59% para crimes de roubo de cargas e roubos de instituições financeiras no mesmo período. Segundo os dados, os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) caíram mais de 13,88%, enquanto os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) caíram mais de 37%.

Conforme os números apresentados, mais de 3.200 armas foram apreendidas. O destaque ficou para as armas de grosso calibre: 14 fuzis, 16 metralhadoras, 58 rifles, 271 armas de calibre restrito (9 mm, .40, .45, .44, 357 magnum) e 21 kit rajadas para pistolas.

“Temos hoje uma Polícia com total integração em toda a capacidade de inteligência e ação. Essa sintonia tornou Goiás referência nacional em segurança pública. Esse é o orgulho do povo goiano. Nenhum Estado oferece, atualmente, a condição de segurança como a Polícia de Goiás oferece”, disse o governador Ronaldo Caiado, durante a divulgação do balanço.

GOIÂNIA

Em Goiânia, além da redução de 28 e 62% de homicídios e latrocínios, os casos de roubos a transeuntes, de veículos e comércios caíram 53%, 70% e 55%. Os roubos a instituições financeiras registraram queda de 100%.