COVID-19

Goiás tem o quarto caso de coronavírus confirmado, diz governador

De acordo com a publicação, paciente é de Goiânia e teria pego a doença após viagem internacional. Esposa dele já havia sido diagnosticada com COVID-19


Joao Paulo Alexandre
Do Mais Goiás | Em: 14/03/2020 às 09:45:12

Com mais de 100 casos, Goiás passa para o nível 2 no Plano de Contingenciamento (Foto: Reprodução)
Com mais de 100 casos, Goiás passa para o nível 2 no Plano de Contingenciamento (Foto: Reprodução)

O governador Ronaldo Caiado (DEM) publicou, em uma rede social, na manhã deste sábado (14), que Goiás tem o quarto caso confirmado de coronavírus. De acordo com a postagem, o paciente é do sexo masculino, morador de Goiânia e teria contraído a doença após uma viagem ao exterior com a esposa, que  já estava diagnosticada com a doença.

 

De acordo com a Secretária Estadual de Goiás (SES), não há transmissão local e nem comunitário em Goiás e reforça que as contaminações ocorreram em outros países. A pasta ainda destaca que, de acordo com protocolos do Ministério da Saúde (MS), qualquer pessoa que chegar do exterior, mesmo sem sintomas, deve ficar em quarentena em casa por sete dias.

Acerca dos três casos, confirmados desde a última quinta-feira (12), trata-se de uma idosa de 61 anos, que mora em Rio Verde, e que esteve recentemente na Espanha; além de duas moradoras de Goiânia, sendo uma de 38 anos, que viajou para Itália, e uma de 38 anos, que esteve nos Estados Unidos. Nenhuma das mulheres apresentou sintomas graves. Elas estão em isolamento domiciliar.

A SES informa que, até o momento, outros 21 casos são tratados como suspeitos e 46 já foram descartados. Apesar disso, o novo coronavírus já vem mudando a rotina dentro do Estado. Ainda na última sexta-feira (13), o Governo de Goiás e a Prefeitura de Goiânia decretaram situação de emergência em saúde pública.

Diversos shows foram adiados, colações de grau suspensas, visitas nos presídios foram revogadas e medidas de prevenção estão sendo tomadas também no Legislativo e Judiciário.