Do Mais Goiás

Goiás tem final de semana com volume de chuvas acima da média

Niquelândia, Goiânia, Catalão e Porangatu são exemplos de cidades que registram grandes volumes de chuvas

Goiás tem final de semana com chuvas acima da média
Goiás tem final de semana com chuvas acima da média (Foto: Jucimar de Sousa)

Goiás registrou um final de semana com chuvas acima da média, segundo informações do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). Em Goiânia, por exemplo, choveu 54 milímetros nos últimos três dias. No entanto, a maior volume pluvial detectado neste fim de semana caiu em Niquelândia, onde choveu 121 milímetros entre sábado (6) e domingo (7), quantidade esperada para cinco dias.

Catalão e Porangatu, também foram afetadas por temporais. A primeira cidade registrou 105 milímetros e a segunda, 87mm, no mesmo período.

André Amorim, gerente do Cimehgo, já havia adiantado ao Mais Goiás que o estado receberia chuvas expressivas em todas as regiões. A explicação é um corredor de umidade que se formou sobre a região Centro-Oeste brasileiro que trouxe muita chuva para várias localidades de Goiás.

Previsão para semana

André revela que esta nova semana terá variação entre sol e nebulosidade. Pancadas de chuva isoladas também são aguardadas durante esses sete dias. A região Norte de Goiás continua registrando grandes volumes de chuva e a previsão é que seja onde caia mais água nesta segunda-feira (8). Volume esperado é de 40mm.

As regiões Oeste, Leste e Centro podem ter chuvas somadas de 30 milímetros e as regiões Sul e Sudoeste podem ter 15mm de chuva no período. A previsão, para todas as regiões, é de que as precipitações ocorram ao entardecer.

“Nessa semana ainda podem cair chuvas volumosas, mas a previsão é que caiam de maneira mais isoladas. Essa é uma característica do Verão. Apesar das temperaturas não registraram maiores quedas, pelo fato desse corredor barrar a massa polar, as chuvas ainda estarão presentes nos próximos dias, mas nada de frio”, ressalta.