Do Mais Goiás

Goiás reforça segurança no Entorno do DF com base da Rotam e Comando de Divisas

Em Luziânia, no Jardim Ingá, será instalada uma nova unidade das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), inaugura nesta terça-feira (18) no Entorno do Distrito Federal, duas novas unidades de policiamento especializado. Em Luziânia, no Jardim Ingá, será instalada uma nova unidade das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam). A inauguração contou com as presenças do governador Marconi Perillo, do vice-governador José Eliton e do Secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), Ricardo Balestreri.

A nova base tem o objetivo de contribuir para a pacificação do Entorno do DF e vai resgatar o compromisso feito no ano passado pelo vice-governador, quando era secretário de Segurança Pública. Na ocasião, José Eliton assumiu o compromisso de criar a unidade policial para atender reivindicação das lideranças políticas e também da população.

O secretário Ricardo Balestreri destaca que a chegada da Rotam na região do Entorno do Distrito Federal será de fundamental importância para melhorar os índices de criminalidade no local. “A intenção é de que a Rotam obtenha na região, o mesmo padrão de excelência verificada na região Metropolitana de Goiânia”, ressalta. 93 policiais militares participaram do Curso Operacional da Rotam (COR), que teve duração de um ano, e já estão aptos a exercer a nova função.

Durante a inauguração serão entregues também seis novas viaturas para o Batalhão.

Comando de Divisas

Município de Cidade Ocidental vai receber a mais nova unidade do Comando de Operações de Divisas (COD). Às 10 horas, o Governo de Goiás vai inaugurar uma nova base do comando na cidade.

O Comando de Operações de Divisas (COD) é uma tropa especializada da Polícia Militar de Goiás que atua no combate à crimes de maior potencial ofensivo como tráfico de drogas, roubo de cargas, roubo a instituições bancárias, contrabando, descaminho, entre outros. A força especializada de segurança é responsável pela fiscalização nas divisas do território goiano com outros estados.

Durante a solenidade, o Governo de Goiás vai anunciar investimentos, do Programa Goiás Na Frente, na ordem de R$ 25 milhões em obras estruturais e iniciativas de combate à criminalidade em toda a região do Entorno Sul do Distrito Federal. O Governo de Goiás determinou a implantação de mais 12 bases operacionais do COD ainda este ano, completando 24 unidades em atuação no Estado.

Vão receber as novas bases os municípios de Águas Lindas de Goiás, Aporé, Catalão, Cristalina, Luziânia, Minaçu, Montividiu, Niquelândia, Porteirão, Serranópolis e Sanclerlândia. As 12 já existentes estão sediadas em Britânia, Cabeceiras, Campos Belos, Caçu, Chapadão do Céu, Corumbaíba, Goiânia, Itumbiara, Jataí, Uruaçu, Piranhas, Porangatu, Posse e São Miguel do Araguaia.

Em junho, o Governo de Goiás inaugurou a sede do Comando de Operações de Divisas, em Goiânia.

Desde 2012, já foram apreendidos 45 mil quilos de drogas, e recuperados mais de R$ 1 milhão em cargas roubadas.