Cidades

Goiás receberá 1,6 milhão de camisinhas para o Carnaval

Segundo Ministério da Saúde, 45% da população sexualmente ativa não usa o preservativo nas relações sexuais




A Secretaria da Saúde informa que para o Carnaval deste ano serão distribuídas 1,6 milhão de camisinhas masculinas e outros 26 mil géis lubrificantes para a população, como forma de contribuir para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis durante o feriado prolongado.

No período de 11 a 13 de fevereiro estão programadas ações de conscientização em Goiânia, momento em que a população terá acesso a kits de prevenção contra as DST’s. A distribuição está agendada para os seguintes estabelecimentos comerciais: 11 de fevereiro no Banana Shopping; dia 12, no Parque Vaca Brava e 13, no Araguaia e Buriti Shopping.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, 94% da população sabe que o preservativo é a melhor forma de prevenir doenças sexualmente transmissíveis, mas 45% da população sexualmente ativa não usa o preservativo nas relações sexuais. No Brasil há hoje 757 mil casos diagnosticados de pacientes com Aids, sendo que 734 mil pessoas estão em tratamento.

Campanha
Esse ano, além de distribuir o kit, a campanha também vai estimular a realização de exames para diagnósticos de doenças sexualmente transmissíveis. Na Capital hoje é possível fazer tais exames em três centros de referência: o Hospital de Doenças Tropicais (HDT), o Hospital Materno Infantil e o Centro de Referência em Doenças Transmissíveis, localizado próximo ao terminal rodoviário.