Do Mais Goiás

Goiás recebe mais 119.750 doses da vacina AstraZeneca contra a Covid-19

Imunizantes devem ser utilizados para a aplicação em primeira dose em todo o Estado

Goiás recebe mais doses da AstraZeneca para o combate da Covid-19 (Foto: Governo de Goiás)
Goiás recebe mais doses da AstraZeneca para o combate da Covid-19 (Foto: Governo de Goiás)

Goiás recebeu na madrugada desta quinta-feira (10) mais 119.750 doses da vacina AstraZeneca para combater a Covid-19. Imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde devem ser utilizados na aplicação de primeiras doses em todo o estado. A distribuição aos municípios deve ser feita ainda hoje.

Desde a semana passada, os municípios goianos retomaram a vacinação do público em geral de idade decrescente. Mas há reserva de 30% das doses para o grupo de pessoas com comorbidades, estabelecido pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). Assim, algumas cidades adotam critérios de avanço próprios.  Inhumas, por exemplo, iniciou vacinação de pessoas a partir dos 40 anos; Aparecida inicia nesta quinta a imunização a partir dos 50 anos e Goiânia a partir dos 52 anos.

Conforme boletim da Secretaria de Estado da Saúde, publicado na tarde de quarta, Goiás aplicou, referente à primeira dose, 1.610.738 doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o Estado. Em relação à segunda dose, foram vacinadas 665.961 pessoas. Esses dados são preliminares e coletados no site Localiza SUS do Ministério da Saúde.

Pfizer

Na terça-feira (8), o Estado recebeu 79.560 imunizantes da Pfizer/BioNTech, o maior lote dessa fabricante já recebido em Goiás. Todas as unidades também foram distribuídas para primeira aplicação em 22 municípios goianos. São eles: Goiânia, Inhumas, Goianira, Trindade, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Anápolis, Ceres, Catalão, Cidade de Goiás, Itaberaí, Luziânia, Formosa, Iporá, São Luís de Montes Belos, Uruaçu, Rio Verde, Jataí e Itumbiara. Campos Belos e Posse, no Nordeste goiano, e para Porangatu, no Norte de Goiás, recebem via área.