Do Mais Goiás

Goiás Gira Arte integra programação comemorativa dos 155 anos de Catalão

O trabalho itinerante, iniciado em junho, vai cumprir um circuito que compreende 60 municípios

Música Popular Brasileira e rock compartilham o palco do programa ‘Goiás Gira Arte – Caravana Cultural do Cerrado’, nos dias 1º e 2 de agosto, durante a comemoração dos 155 anos de Catalão. Na programação gratuita composta por oficinas, exposições, espetáculos, intervenção urbana, destaque para o show da banda Radiocarbono, na noite de sábado.

As tendas e o palco móvel vão ocupar o Clube do Povo, com atividades dedicadas a públicos de todas as idades, promovendo intercâmbio, formação de público, entretenimento e mapeamento de manifestações artísticas e culturais. O trabalho itinerante, iniciado em junho, vai cumprir um circuito que compreende 60 municípios. 

Segundo a Secult Goiás, a ideia é levar todas as linguagens artísticas, de forma acessível e democratizada, até a população. Exposições dão acesso às Artes Visuais, a Literatura chega até a comunidade por meio da contação de histórias, as performances do teatro de boneco, circo e dos grupos de street dance aproximam o expectador das Artes Cênicas. As manifestações da cultura popular, como folia de reis, catira, capoeira, também estão contempladas na programação, sempre valorizando o trabalho desenvolvido localmente.

Música

Para a noite de sexta, na programação musical que faz revezamento entre artistas de Catalão e da capital a predominância do repertório é da MPB, com show de Alexandre Cândido. A banda Legião Urbana Cover dá o tom roqueiro, no sábado, quando a Radiocarbono também apresenta seu repertório autoral e dançante, um passeio por vertentes regionais (coco, o maracatu, frevo e samba), flertando com influências metaleiras.

Além de promover o lazer para a comunidade, o projeto contempla atividades educativas e de capacitação profissional, em diálogo com a arte e a cultura. Especialmente na ocasião festiva do aniversário de Catalão, estão previstas atividades como deculpagem em porta-retrato, escultura em Biscuit e argila, confecção capa de caderneta em EVA, desenho em papel cartão, giz de cera, lápis de cor.