Reconhecimento

“Goiás está dando um salto de qualidade”, diz Sérgio Amaral, embaixador do Brasil em Washington DC

Em reunião na capital americana, representantes do Banco Mundial e do Conselho Empresarial Brasil-U.S elogiam dados apresentados pelo governador Marconi Perillo sobre desenvolvimento do Estado de Goiás




Os avanços conquistados pelo Estado de Goiás foram enaltecidos por representantes do Banco Mundial e do Conselho Empresarial Brasil-U.S, após o Seminário de Promoção de Investimentos no Estado de Goiás, apresentado hoje pelo governador Marconi Perillo a empresários americanos. O encontro integra a programação da missão comercial que está sendo realizada pela delegação goiana ao Canadá e Estados Unidos.

“Eu vejo que não se trata apenas de ter investimentos para projetos mais tradicionais, como rodovias ou para o agronegócio. Na verdade, Goiás está avançando muito mais do que isso. E o governador Perillo tem um papel muito importante nesse processo. Vejo que Goiás está dando um salto de qualidade”, afirmou Sérgio Amaral.

Embaixador do Brasil em Washington, ele disse que acompanha a trajetória política do governador Marconi Perillo e avaliou que fez uma “revolução” em Goiás. Segundo ele, essa é a terceira vez que o Sérgio Amaral recebeu o governador em missão oficial. “Dessa vez, no Banco Interamericano, Marconi foi em busca da consolidação de projetos para a área de tecnologia. Já no Banco Mundial, buscou a viabilização de projetos para Educação”, destacou.

O desenvolvimento do Estado de Goiás também foi aplaudido pelo diretor-Executivo pelo Brasil no Banco Mundial, Otaviano Canuto, que destacou diversas possibilidades de cooperação entre o Governo do Estado de Goiás e o Banco Mundial: “Há muitas coisas importantes sendo implementadas em Goiás, que servem de referência a outros governos no Brasil e também em outras partes do mundo”.

Otaviano Canuto salientou que o governador foi “estratégico” e levou uma ampla agenda de colaboração sobre diversos aspectos, incluindo assistência técnica. “Até porque uma das vantagens é não precisar falar apenas em operações financeiras. A conversa foi bem mais ampla, pois as possibilidades de intercâmbio entre o Banco Mundial e o Estado de Goiás são muito amplas”, explicou.

Como exemplo, citou os méritos conquistados por Goiás na área de Educação. “Os indicadores são claríssimos de melhora de desempenho nos ensinos Fundamental e Médio, e isso não acontece por acaso, mas a partir de investimentos e de uma busca de mecanismos para aumentar a eficiência. Nesse sentido, Goiás é um bom exemplo”, afirmou. Ele informou ainda que o próximo passo será definir um programa de trabalho em conjunto, algo que deve acontecer nos próximos meses.

Os indicadores da área educacional também foram destacados pela diretora do Banco Mundial para a América Latina, Manuela Ferro, que considerou o seminário apresentado pelo governador como “uma reunião muito positiva”. “O senhor governador apresentou a visão e as ideias do Estado de Goiás, que é conhecido como um Estado que está conquistando progressos enormes na área de Educação”, disse.

Manuela Ferro ressaltou que todos os países tentam imitar ideias prósperas não só a quantidade, mas pela qualidade de resultados: “Há vários testes que são feitos pelo Banco Mundial para avaliar os índices de qualidade da Educação. Todos os países tentam imitar (os bons índices). Seria uma boa experiência não só para outros estados no Brasil, mas especialmente para outros países, com os quais o Banco Mundial trabalha”.

Iniciativas inovadoras

Na avaliação de Renata Vasconcelos, representante do Conselho Empresarial Brasil-U.S, a apresentação do governador foi bastante informativa. “Nós ficamos bastante impressionados. Os nossos associados e representantes das empresas presentes com certeza aprenderam muito sobre o Governo de Goiás e sobre as oportunidades que surgem agora, nessa nova fase de governo no Brasil, de investir no Estado”, observou.

Ela destacou que o setor de Turismo em Goiás possui forte potencial para consolidação de novos negócios: “A indústria de Turismo tem um grande potencial no Brasil, principalmente no Estado de Goiás, e na qual os empresários americanos têm bastante interesse. Eu vejo uma sinergia muito grande entre o setor privado americano e o Governo de Goiás”.

Também representante do Conselho Empresarial Brasil-U.S, Cassia Carvalho avaliou como positiva a reunião com o governador Marconi Perillo, em Washington: “A reunião foi ótima, muito produtiva, especialmente nesse momento em que precisamos passar uma mensagem positiva sobre o Brasil, sobre as oportunidades, e atrair a confiança dos investidores. O governador trouxe dados concretos das oportunidades em Goiás e de como o Estado tem se desenvolvido economica e socialmente com iniciativas inovadoras”, destacou.

Cassia Carvalho disse ainda que as oportunidades de Goiás atrair investidores são concretas, especialmente quanto aos programas de concessões e de PPPs, em diversos setores. Ela citou como exemplo um projeto apresentado por Marconi para o setor energético.

“O governador trouxe exemplos concretos das oportunidades no Estado de Goiás e como o Estado tem desempenhado muito bem econômica e socialmente, com várias iniciativas inovadoras, trazendo várias oportunidades de investimento em Goiás”, afirmou Cassia.