COMBATE AO CRIME

Goiás e DF discutem ações de segurança para região do entorno de Brasília

Implantação de novas estratégias de segurança visa aumentar combate aos crimes violentos em toda região


Larissa Feitosa
Do Mais Goiás | Em: 24/11/2020 às 13:44:13

Representantes em reunião, nesta terça-feira (24) (Foto: Reprodução SSP)
Representantes em reunião, nesta terça-feira (24) (Foto: Reprodução SSP)

A Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP) e representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e do Governo do Distrito Federal, reuniram na base da Rotam, no Jardim do Ingá, em Luziânia, para discutir a implantação de ações de segurança pública no entorno de Brasília nesta quarta-feira (24).

A proposta é estreitar parcerias que ajudem a combater crimes violentos no entorno de Brasília. As autoridades também debateram a criação de um comando especializado da Polícia Militar, exclusivamente para o policiamento das cidades da região.

Governos de Goiás, do DF e Federal discutem ações integradas para região do Entorno (Foto: SSP)

De janeiro de 2020 até o mês de setembro, todo o Estado de Goiás registrou 1.098 casos de homicídio, 34 latrocínios e mais de 15 crimes de lesão corporal seguidos de morte, segundo dados do Observatório de Segurança Pública.

O secretário de segurança pública do Distrito Federal, Anderson Torres, afirma que é fundamental a integração entre autoridades. “Não há fronteiras entre as duas cidades, então a gente precisa se estruturar melhor e estar junto”, afirma.

Queda na criminalidade

Apesar de números ainda significativos, os dados obtidos pelo Observatório de Segurança Pública de janeiro a setembro deste ano mostram que, em comparação à 2019, os registros de crimes violentos têm diminuído. Os casos de homicídio caíram 21,33%, já os de latrocínio diminuíram 25%.

O secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, comemora os índices. “Mesmo com a pandemia temos diminuído os registros de violência, mas não estamos satisfeitos. Temos que aumentar a integração tanto com o DF, quanto com o Governo Federal”, afirmou o secretário.

A região do entorno do Distrito Federal tem sido alvo de investimentos pelo Governo de Goiás desde o início da atual gestão. Em 2019, cerca de R$3,6 milhões foram destinados à Polícia Militar em equipamentos, na cidade de Águas Lindas.